Imagem da notícias

Salvador: Pessoas trans e travestis são atendidas em mutirão de saúde - LFTV

A Prefeitura de Salvador realizou, na tarde da segunda-feira (30), um mutirão de saúde para pessoas trans e travestis. A ação foi realizada em alusão ao Dia da Visibilidade Trans e Travestis, celebrado no último domingo (29). A ação aconteceu no Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+, na Rua Carlos Gomes.

Foram oferecidos serviços como vacina, impressão de Cartão SUS com nome social, testagem para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), agendamento de consulta médica e consulta para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), dentre outros. Além disso, a ação marcou o lançamento do material educativo produzido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA) e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), intitulado “Trans Prevenção”.

“Neste mês da Visibilidade Trans estamos reforçando a oferta de serviços que, por barreiras relacionadas à transfobia, as pessoas trans não conseguem o acesso. A ação marca também o compromisso da Prefeitura em assegurar os direitos a pessoas trans sem sofrer preconceito”, disse o técnico do Campo Temático Saúde da População LGBT da SMS, Erik Abade.

Presente na ação, a coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, reforçou a importância de a iniciativa ser realizada. Para ela, a temática de visibilidade trans deve ser discutida durante todo o ano.

“A Prefeitura hoje promove esse mutirão através de diversas pastas e instituições com o propósito de incluir essas pessoas trans no processo de igualdade. A gestão municipal requer fortalecer a diversidade, com o compromisso de debater todas as causas e pautas”, disse.

Visibilidade – Procurando o serviço de retificação do Cartão SUS, o artista plástico Azriel Lima, de 30 anos, disse que a realização do mutirão facilitou ainda mais o processo para a impressão do novo documento, já com o nome social. “Ao longo desse processo, precisamos retificar nosso nome em documentos por diversas vezes. Então, quanto mais fácil para nós, melhor. Esse tipo de movimento ajuda a firmar cada vez mais a nossa identidade, além de promover o conhecimento de outras pessoas trans”.

Para a educadora Bruna Fonseca, de 28 anos, o mutirão quebra barreiras sofridas pela população LGBT. “Mutirões como esse são de extrema importância para a nossa população LGBTQIA+. Nossa população ainda vive à margem do preconceito sofrido em nossa sociedade devido às grandes dificuldades encontradas na busca pelos serviços e direitos”, disse.

Realização – O mutirão de saúde foi promovido pelas secretarias municipais da Saúde (SMS), através do Campo Temático Saúde da População LGBT e do Distrito Sanitário Centro Histórico, da Reparação (Semur) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA) e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV