Imagem da notícias

Cerca de 1.100 Guardas Civis atuarão no Carnaval de Salvador - LFTV

16 de fevereiro de 2023

Após dois anos sem a realização do Carnaval, a Guarda Civil Municipal de Salvador está pronta para retomar sua atuação no evento. Com cerca de 1.100 agentes, a instituição atuará em diversas frentes: na proteção ao patrimônio público, patrulhamento preventivo e garantia da execução de serviços públicos, assim como no apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, como Semop, Transalvador, Semob, Saltur, Sedur, Sempre, Semur, SPMJ, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde.

A GCM contará com ações de monitoramento, em áreas cobertas por câmeras, dentro e fora do circuito, para proteger as praças e logradouros da cidade, através do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento. Localizado na sede da Guarda Civil, o CICOMV  começa a funcionar neste carnaval, aliando força humana e tecnologia, a serviço do cidadão.

Prevenção à Violência

A Guarda Civil vai promover diversas atividades, através da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), realizando a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, cautela de documentos perdidos pelos foliões, e apresentações itinerantes com a Banda de Música da GCM em abrigos e nos espaços do “Camarote Acessível”.

 A atuação da Cprev engloba ainda a parceria com o Comitê de Combate de Exploração Sexual e Trabalho Infantil em Grandes Eventos; o trabalho em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no enfrentamento à violência contra a mulher; assim como ações junto à Secretaria Municipal da Reparação, no Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher.

Destaque no Carnaval

Neste ano, a GCM atuará com duas novidades: a operação “Pipoca de Boa”, que contará com a presença de agentes descaracterizados, observando e realizando intervenções em comportamentos violentos e práticas de violência contra as mulheres. Já a outra operação, de cunho preventivo, formada a partir de uma parceria com a “Comissão dos Taxistas”, visa gerar mais segurança para as crianças. “Nosso objetivo, através dessa parceria com a Guarda Civil Municipal, é o de colaborar para a segurança das nossas crianças, realizando a identificação destas que usarem o transporte com os taxistas”, detalhou João Adorno, representante da categoria.

Marcelo Silva, Inspetor Geral da GCM corrobora a parceria: “Nessas ações, contaremos ainda com a colaboração dos taxistas para o recolhimento de documentos perdidos. Quem encontrar qualquer item destes, poderá entregar aos agentes da GCM ou a um taxista”, afirma. Ele explica que todo o material encontrado é higienizado, catalogado, e a lista com o nome dos titulares é divulgada no site da instituição (www.gcm.salvador.ba.gov.br). Os documentos serão entregues em três pontos: “Centro de Referência LGBT – Rio Vermelho/ Ondina”, Estação de Transbordo Nova Lapa e na Base do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), no Pelourinho.

De acordo com o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, todas as ações da Guarda Civil foram ampliadas para garantir maior prestação de serviços à população. “No carnaval de 2023, estaremos desenvolvendo diversas atividades operacionais e preventivas, com o intuito de colaborar para uma maior fiscalização, assim como situações de enfrentamento às diversas formas de violências contra minorias e grupos vulneráveis. Será o maior Carnaval de todos os tempos”, declarou Lima.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV