Imagem da notícias

Fazenda Água Santa escolhe a TIM para projeto 4G na Bahia   - LFTV

7 de março de 2023

Parceria entre a operadora e um dos principais produtores de batata do país habilita o monitoramento em tempo real da produção. 

A Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas no país, agora pode contar com a conectividade da TIM para suas plantas em Minas Gerais e Bahia. A empresa é uma das principais fornecedoras para a Bem Brasil Alimentos, indústria de batatas pré-fritas congeladas e parte do Grupo Rocheto, referência no varejo e setor de alimentação. O 4G da TIM atenderá às unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA) do Grupo Água Santa, com sede em Perdizes. Este é o primeiro contrato de cobertura da TIM com uma empresa do segmento de batatas.  

Uma das principais melhorias que a conectividade trará para a Fazenda Água Santa está relacionada aos processos logísticos: com o 4G, será possível integrar ferramentas de rastreabilidade de matéria prima, aumentando a segurança do transporte em toda a cadeia. A expectativa é que a área de cobertura nas três propriedades inclua mais de 66 mil hectares, cerca de 109 propriedades rurais e 5 mil pessoas no entorno das unidades.  

Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, a maior cobertura 4G no país, com mais de 12 milhões de hectares, atendendo culturas como soja, milho, algodão e cana de açúcar, é um diferencial para empresas que precisam implementar projetos de conectividade: “Estamos em constante expansão e queremos colaborar com iniciativas de transformação e inclusão digital para o agronegócio, melhorando a gestão, reduzindo custos e otimizando recursos. Além disso, este projeto é especial por ser pioneiro na TIM com um grande produtor, o que nos possibilita aprender mais sobre esta importante cultura”.   

“No ambiente rural, a internet tornou-se um importante insumo. A conectividade no campo é fundamental para que possamos aproveitar toda a tecnologia embarcada em nossos processos e equipamentos, pois os avanços do setor não param e a internet apenas na sede já não é suficiente, exigindo novos investimentos. Essa parceria com a TIM visa abranger a cobertura de áreas das quais não temos nenhum tipo de conectividade para que possamos acompanhar o desempenho de nossas operações, dessa forma obtemos informações úteis em tempo real agilizando as tomadas de decisões”, diz Germano Rodrigues Ferreira, Gestor de TI no Grupo Água Santa. 

Ele exemplifica que um equipamento conectado pode emitir um alerta para a central de operações da empresa, a qual pode tomar uma decisão e realizar uma correção instantânea, enviando comandos para o operador. “Para além da propriedade, todos aqueles que estão no entorno também recebem o sinal 4G da operadora e isso tem um impacto direto na vida de pequenos produtores que sequer possuem o sinal de telefone disponível em sua sede”, diz. 

Para Isidro Velasco Rios, diretor do Grupo Água Santa, o crescimento sustentável de uma empresa passa por investimentos em tecnologia e comunicação. “A comunicação mais veloz e precisa possibilitará à empresa otimizar e capturar de forma mais eficiente as inovações disponíveis. Lembrando também que o conceito de longevidade remete à responsabilidade social e este projeto também contribui com a sociedade, considerando que o sinal 4G estará disponível para todos que estiverem transitando nas imediações dos empreendimentos”, diz.  

Sobre Grupo Água Santa 

O Grupo Água Santa atua no nicho do Agronegócio desde a década de 90. Além da cultura da Batata, o grupo explora cereais (soja, milho, trigo e sorgo), café, florestas e Pecuária. Com a missão de produzir alimentos saudáveis de forma eficiente e sustentável, o grupo tem pautado a sua atuação com um foco especial na longevidade do negócio. Para tal o alicerce que permeia todas as operações das empresas do grupo, são valores como trabalho, empreendedorismo, simplicidade, eficiência e ética. 

Sobre a TIM 

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.  

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV