14 de março de 2023
Iniciativa tem como objetivo reduzir os acidentes no trânsito de Salvador devido a alta velocidade.
As velocidade máximas das avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar serão readequadas a 60 km/h. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reduziu o número da velocidade máxima, que anteriormente era de 70 km/h, como uma forma de diminuir os acidentes graves no trânsito.
Segundo a Transalvador, a medida só será aplicada depois de 30 dias, para que os motoristas se adaptem às alterações, ou seja, durante esses dias a velocidade máxima ainda será de 70 km/h.
“É preciso destacar que a intenção da Transalvador, com essa alteração, não é notificar condutores, mas, sim, preservar vidas, reforçando a segurança viária. Por isso que antes da efetiva fiscalização, adotamos essa fase educativa, com reforço da sinalização, para melhor informar os motoristas e motociclistas”, informou o superintendente de Trânsito de Salvador, Decio Martins.
A readequação ocorreu após uma análise do fluxo e um estudo do comportamento do trânsito, que relatou repetidos acidentes nas vias, sendo eles: 11 acidentes na Orlando Gomes, que deixaram 10 pessoas feridas e duas mortas, e 17 acidentes na via Pinto de Aguiar, com 17 pessoas feridas e duas mortas, somente em 2022.
Segundo Decio Martins, as mudanças estão sendo realizadas para garantir uma maior segurança das pessoas mais vulneráveis durante esses acidentes, no caso os pedestres. “A alteração na velocidade máxima visa readequar o fluxo ao comportamento das vias. São dois trechos com escolas, estabelecimentos comerciais, grande fluxo de pedestres, aliado a isso, percebemos que os condutores trafegam pelo local, em média, com velocidades menores que 60 km/h. Então, fizemos essa adaptação, que é adequada às vias e visando, principalmente, reforçar a segurança viária”, afirmou o superintendente.
É perceptível a melhora na segurança do trânsito quando são aplicadas essas adequações que visam evitar acidentes. Em 2019 todos os 12 locais que tiveram as velocidades máximas ajustadas, apresentaram reduções significativas no número de vítimas no trânsito. Como é o caso da Av. Joana Angélica, no centro da cidade, que teve a velocidade ajustada em dezembro de 2020 e registrou uma redução de 71% nas vítimas, passando de 14 para 4 após o reajuste.
“Nossos técnicos e agentes têm constatado, a partir de análises e estudos, que essas readequações reforçam a segurança viária da capital. Essa é uma tendência internacional que tem resultado em vidas preservadas na cidade”, concluiu Decio Martins.
Fonte: BNews.
Compartilhar Notícia