Imagem da notícias

Camaçari: UPA Pediátrica realizou 224 atendimentos na última segunda (10) - LFTV

11 de abril de 2023

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que na última segunda-feira (10) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica realizou 224 atendimentos. De acordo com a pasta, a média de atendimentos nos últimos meses tem sido de 160 acolhimentos por dia. Para dar o suporte necessário, a unidade dispõe de três pediatras plantonistas durante o dia e dois à noite.

Com base no quadro dos casos que chegam até a UPA Pediátrica, a Sesau explica que cerca de 40% dos atendimentos podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretaria salienta ainda, que nessa época do ano, sempre aumenta no Brasil, especialmente em Camaçari, o número de crianças com viroses ou síndromes respiratórias, a exemplo do vírus sincicial respiratório (VSR), que esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023.

Esses pacientes podem e devem ser atendidos nas USFs e UBSs para o primeiro atendimento. E, havendo necessidade, o profissional médico da unidade encaminhará ou não o paciente para a UPA Pediátrica. A pasta também explica que a ordem de atendimento é com base na gravidade de cada paciente, seguindo o Protocolo Internacional de Manchester, conforme exige o Ministério da Saúde. É um sistema de classificação de risco que auxilia na organização da ordem de atendimentos.

Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento. 

– Vermelho (emergência): o paciente é atendido imediatamente, sem espera;

– Amarelo (urgente): não é considerado emergência. Tempo de espera: até 60 minutos;

– Verde (pouco urgente): caso pouco grave. Tempo máximo de espera: 120 minutos;

– Azul (não urgente): caso mais simples, espera de até 240 minutos para ser atendido ou transferido para outro serviço de saúde.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV