26 de abril de 2023
Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo Rodrigues revela ‘única fórmula’ de financiar a ponte após viagem à China.
A Ponte Salvador-Itaparica se tornou uma daquelas obras que virou praticamente uma lenda urbana da Bahia. Prometida, ainda no governo de Jaques Wagner (PT), para ficar pronta em 2013, a ponte sequer iniciou as obras em pleno 2023.
Na manhã desta quarta-feira (26), Jerônimo Rodrigues (PT) comentou o caso pela primeira vez após retornar de viagem à China que durou quase 20 dias. Em entrevista à rádio Metrópole, ele afirmou que o grande gargalo do momento foi que o primeiro contrato assinado com o Consórcio que faria as obras foi assinado antes da pandemia. Depois, os custos de insumos se elevaram, subindo o valor do contrato de R$7 bilhões para R$10 bilhões.
” Com a pandemia, o preço dos insumos se elevaram: cimento, aço. E tudo isso, o Consórcio pedia uma revisão no valor. Reequilíbrio, como termo técnico. E realmente ficava um valor muito alto, está cada um puxando pra seu lado. Eles disseram que não dá pra fazer uma ponte como essa e tomar prejuízo. São empresas chinesas, governamentais, proibidas pela Lei de fazer qualquer investimento fora do país e não ter pelo menos o pagamento do investimento”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, o único caminho possível é contar com mediação do Governo Federal. “Só há uma fórmula: a conversa de Lula e Xi Jinping, garantindo que é um projeto estratégico para o Brasil. Ele entendendo isso, garante um financiamento por lá, a taxa de juros deles é muito baixa. Aqui falamos de 13%, lá margeia 3%, tem taxas menores que isso”, iniciou.
“Estamos aguardando os desdobramentos. Dando certo isso, a gente inicia com a dragagem, que é responsabilidade nossa do estado, e a sondagem”, completou.
Fonte: BNews.
Compartilhar Notícia