Imagem da notícias

Vigilância de Lauro de Freitas faz palestras em alerta a saúde e a segurança dos trabalhadores  - LFTV

5 de maio de 2023

Em alusão a campanha Abril Verde, que chama a atenção da sociedade para a segurança no ambiente de trabalho, e a data comemorativa do Dia do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas realizou um evento com palestras, nesta quinta-feira (4), para servidores e comunidade em geral. Com o tema “Prevenir para Viver Bem e com Segurança”, o evento discutiu sobre riscos de acidade de trabalho, doenças ocupacionais e cultura de prevenção.

Organizado pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), o evento contou com vacinação, ginástica laboral e meditação. O secretário de Saúde, Cesar Augusto Pereira, destaca a proposta do evento como de alerta de prevenção para os servidores municipais. “Passamos o mês de abril com a campanha de prevenção e reforçamos como um ambiente de trabalho seguro e saudável é importante para desempenhar bem as funções”, disse.

Dentro do contexto da cultura de prevenção, a coordenadora da VISAT, Paula Batista, alerta que o evento foi promovido para fortalecer e dar visibilidade a temática. “A campanha Abril Verde surgiu do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Junto à conscientização desse mês e ao Dia dos Trabalhadores, buscamos sensibilizar os servidores e a sociedade em geral para a saúde e segurança no trabalho”.

Com a palestra “Saúde Ocupacional e Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais”, o médico do trabalho Jorge Paiva usou seu conhecimento em Saúde Pública e Gestão Ambiental para fazer um histórico do avanço da civilização dentro da proposta do evento. “Atualmente, o Brasil é o quarto no mundo em acidentes de trabalho, com um registro de 612 mil, além de 2.500 mortes. Antes de tratar uma proposta de prevenção, precisamos falar de educação, porque só através dela alcançamos a conscientização”, refletiu.

Já com a defesa do tema “Saúde e Segurança nos Ambientes e Processos de Trabalho”, o especialista em Saúde Pública, Celso Teodoro, tratou da atuação do Sistema Único de Saúde no que diz respeito à segurança do trabalho. “Um dos aspectos de atuação do SUS é a identificação de riscos presentes no ambiente de trabalho, para a partir disso pensar medidas de intervenção, na perspectiva de atenuar ou eliminar os riscos”, abordou.

Além das palestras e abertura institucional, o evento realizado na faculdade Unime e que teve a colaboração do Conselho Municipal de Saúde, contou ainda com mesa técnica de trabalhos sobre o tema. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV