Imagem da notícias

Camaçari: Cerca de 80% dos atendimentos da UPA Pediátrica podem ser realizados nas USFs - LFTV

16 de maio de 2023

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que na última segunda-feira (15) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica realizou 202 atendimentos em 24 horas. De acordo com a pasta, a média tem sido de 160 a 180 atendimentos por dia, nos últimos meses. Para dar conta da demanda, o espaço conta com três pediatras de plantão 24h/dia. Entretanto, cerca de 80% desses acolhimentos podem e devem ser feitos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

De acordo com a coordenação da UPA Pediátrica, dos 202 atendimentos realizados, com base na classificação de risco, cinco foram azuis, 163 verdes, 33 amarelos e um vermelho. Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes classificados como azuis e verdes podem e devem ser atendidos nas unidades de saúde da família. Confira algumas das doenças ou sintomas classificadas como verdes ou azul, conforme determinação do Ministério da Saúde, com as quais o usuário deve procurar atendimento das Unidades de Saúde da Família:

Azul – Pacientes sem risco de morte. Apresentam tosse sem outro sintoma associado; lesões de pele leves; troca ou solicitação de receitas; retorno para avaliação de exames; alergias sem complicações respiratórias; leve dor de cabeça; entre outras enfermidades com sintomas leves.

Verde – Pacientes sem risco de morte. Apresentando náuseas/vômito e diarréia sem sinal de desidratação, intercorrências ortopédicas como entorse; gripes ou resfriados; entre outras enfermidades com sintomas leves.

Nessa época do ano, sempre aumenta em Camaçari o número de crianças com viroses ou síndromes respiratórias, nos quais muitos desses pacientes podem e devem ser atendidos nas USFs para o primeiro atendimento. E, havendo necessidade, o médico da unidade encaminhará o paciente para a UPA Pediátrica.

De acordo com a Sesau, com o acolhimento desses pacientes classificados como azuis ou verdes nas Unidades de Saúde da Família, não haverá sobrecarga no atendimento de uma única unidade, uma vez que há no município 38 USFs, distribuídas entre a sede e a costa da cidade. Após o atendimento na USF, o médico, entendendo que há necessidade do paciente ir para a UPA Pediátrica, fará o encaminhamento da melhor forma.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV