Imagem da notícias

Camaçari: Fé e devoção marcam Presente Coletivo das Yabás - LFTV

As águas do Rio Joanes, no Parque Natural Prainha de Parafuso, foram o cenário para as honrarias ao feminino nas culturas tradicionais das religiões de matrizes africanas, durante o Presente Coletivo das Yabás, realizado neste sábado (20). Na oportunidade, devotos demonstraram sua fé e devoção às orixás, com a oferenda de flores e perfumes.

Entre as pessoas que participaram do festejo, esteve a artista plástica e educadora social Kalundewa, do terreiro Unzo Muta Geremin, da nação de Candomblé Angola Mpaketã. “Para mim, este evento é de uma gratidão muito grande. Sou filha de Mam’etu Kisimbi, e estar aqui, hoje, fazendo esta oferenda é uma referência, pois Camaçari é um berço de água doce, e isso também mantém viva uma tradição muito rica para a mãe da fertilidade. O candomblé é uma religião matriarcal e Kisimbi representa, assim como os outros orixás femininos, a maternidade, mas principalmente ela, por ser a mãe do útero. Então é uma das deusas de extrema importância para a continuidade de outras gerações”, disse.

O festejo, realizado pelo Ilé Alaketu Asé Oju Omi e Terreiros do Parque das Mangabas e Parafuso, contou ainda com a Levada do Ijexá de Pai Theo e apresentação do Samba de Caboclo de Parafuso. A ação teve apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Cultura (Secult), de Governo (Segov) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

A museóloga Vilma Lúcia Lopes, do Ilê Axé Ibá Ibú Oyá, faz parte do grupo de trabalho que promoveu o Presente Coletivo e contou que esta foi a segunda edição do evento. “É uma festa que representa o feminino. Por maio ser o mês das mães, estamos fazendo oferendas para as nossas mães, que são as Yabás. E nada melhor do que juntar o nosso povo do axé, levando estes presentes em agradecimento pela nossa vida”, afirmou.

Na oportunidade, o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, destacou que “a união entre o povo do candomblé, com a colaboração do poder público, foi de suma importância para que hoje estívessemos aqui realizando este presente coletivo”, disse.

Representando a Sedes, o coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anisio Severino, falou sobre a relevância do evento para as religiões de matrizes africanas. “Dentro da nossa coordenadoria temos a  Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais, e a nossa presença aqui, visa fortalecer essa representatividade dentro da religião”, pontuou.

Também presente no evento, a secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, ressaltou a felicidade especial de ver o festejo ser realizado na Prainha de Parafuso, revitalizada no mês de dezembro através do Reflora Camaçari. “Estou aqui com os amigos, fazendo esta homenagem ao feminino”, frisou.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV