Imagem da notícias

Camaçari: Prefeito sanciona Lei que cria Fundo Municipal de Trânsito e Transporte - LFTV

23 de maio de 2023

Com o objetivo de garantir condições financeiras para custeio e investimentos em controle, operação, fiscalização e planejamento de trânsito e do transporte público no município de Camaçari, e de outras despesas e encargos decorrentes dessas atividades, o prefeito Elinaldo Araújo sancionou a Lei n.º 1806/2023, que cria o Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT). A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), n.º 2153, na segunda-feira (22/5).

Entre as especificações do documento, disponível aqui, consta que o FMTT fica vinculado ao orçamento da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), com gestão autônoma a cargo da Superintendência de Trânsito e Transportes Público (STT), cujos recursos serão oriundos: de receitas diversas, como arrecadação de multas de trânsito; transferidos de instituições federais e estaduais; comercialização de vale-transporte e passes; de exploração publicitária do sistema, entre outras.

Para o diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, o Fundo Municipal de Trânsito e Transportes vai possibilitar melhorias em diversos programas e ações, desenvolvidos pelo órgão público. O gestor da autarquia também ressaltou a importância da iniciativa, pontuando que, “assim, será possível construir uma cidade mais conectada e eficiente para todos os cidadãos”.

O texto publicado, ainda aborda diretrizes relacionadas ao Plano de Aplicação dos recursos, bem como sua contabilidade, e determina que ambos integrarão o Orçamento Geral do Município em Unidade Orçamentária específica, e evidenciará a política e os programas de trabalho governamentais, observados o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Financiamento de programas e campanhas de educação para o trânsito; aquisição de material permanente ou de consumo e outros insumos necessários; contratação de estudos, projetos, planos ou implantações específicas para transporte público; desenvolvimento de ações e serviços de apoio aos usuários e de garantia de segurança aos pedestres na circulação, são algumas das finalidades, para as quais o financiamento do FMTT estão destinados.

Com relação à gestão do fundo, bem como a prestação de contas dos recursos aplicados, a nova lei determina que ficarão sob a supervisão do Conselho de Administração da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, a quem competirá, entre outras atribuições, estabelecer normas e diretrizes para a gestão do FMTT; aprovar operações de financiamento e de repasse de recursos a fundo perdido; e apresentar, anualmente, relatório de prestação de contas da gestão dos recursos do fundo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV