Imagem da notícias

Camaçari: Sesau apresenta balanço de atividades do 1º quadrimestre de 2023 em audiência pública - LFTV

1 de junho de 2023

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta quarta-feira (31), Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2023 da Secretaria de Saúde (Sesau). O secretário da pasta, Elias Natan, apresentou aos vereadores e à população as ações e investimentos realizados no período. A atividade foi aberta pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Dedel Reis (Republicanos), que reforçou a importância do momento para garantir a transparência do que é feito pela gestão municipal na área de saúde.

No relatório apresentado estavam informações sobre os atendimentos e oferta de serviços na Atenção Básica, Atenção Especializada, além de dados de atendimento do SAMU, da Regulação Municipal, e na área de saúde bucal e farmacêutica, dentre outras ações. Também foi destacada a atuação do Programa Sesau Fila Zero e a efetivação de convênio para implantação do Projeto Telenordeste, que realizou 75 teleinterconsultas em Camaçari, e cujo objetivo é contribuir para minimizar o problema do acompanhamento especializado de pacientes crônicos.

Outro destaque diz respeito aos recursos investidos na saúde municipal. O secretário Elias Natan informou que o 1º quadrimestre registrou uma receita própria de R$ 129,62 milhões, aproximadamente, que representa 26,25% do orçamento total previsto para o ano. A legislação estabelece que o percentual mínimo de investimento do Executivo na área de saúde seja de 15%. Desse valor total gasto no período, cerca de R$ 62 milhões foram destinados à despesa com pessoal.

Após a apresentação, foi aberto espaço para a participação da população, que apresentou questionamentos e pontuações sobre o tema, dentre elas questões relacionadas ao encaminhamento e castração de animais encontrados abandonados na rua, à necessidade de reforçar campanhas de vacinação, além de pedidos de melhorias na infraestrutura de unidades de saúde do município, construção de um hospital da mulher, e pedido de fiscalização dos atendimentos que estão sendo efetivamente realizados.

Uma das participações presenciais, foi a da coordenadora da Associação de Agentes Comunitários de Saúde, Cristiana Lago, que reforçou a importância da categoria para o desenvolvimento de ações em saúde e questionou o posicionamento do Executivo em relação às reivindicações feitas pela categoria. “Entre os pedidos estão a correção do Adicional de Insalubridade, o reajuste do Adicional de Produtividade e outras reivindicações”, afirmou. Em resposta, o secretário explicou que o pagamento da insalubridade é determinado pela Junta Médica do município, não pela Sesau. Já em relação ao adicional de produtividade, o secretário informou que estão sendo feitos estudos para melhorar a concessão do benefício.

Os vereadores também participaram intensamente do debate. O vereador Tagner (PT) pautou vários temas, dentre eles a adesão ou não do município ao Programa Mais Médicos, retomado pelo Governo Federal. O parlamentar também pediu intervenção da gestão municipal na infraestrutura da UPA do Gravatá, e a ampliação do número de ambulâncias disponíveis para a unidade, além de pedir que haja um melhor direcionamento na marcação de exames. “Um paciente do PHOC, por exemplo, teve seus exames marcados para uma unidade localizada em Arembepe. Não temos um transporte público na cidade, e as pessoas enfrentam dificuldade para fazer esse deslocamento”, pontuou. O secretário Elias Natan respondeu aos questionamentos do vereador, inclusive, informando que Camaçari aderiu ao Programa Mais Médicos e receberá dois profissionais através da iniciativa.

O vereador Vaninho da Rádio (União), que integra a Comissão de Saúde da Câmara, pontuou que o colegiado gostaria de receber de maneira oficial, protocolada, as questões levantadas pelos parlamentares durante a audiência. “Acredito que com essas questões em mãos, poderemos buscar soluções por diálogo junto à gestão municipal. Estamos à disposição para ajudar naquilo que realmente estiver necessitando de melhorias”, ressaltou. Também participaram com questionamentos os vereadores Dentinho do Sindicato (PT), Gilvan Souza (PSDB) e Dedel Reis (Republicanos).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV