Imagem da notícias

Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI) de Lauro de Freitas completa um ano de acolhida aos assistidos - LFTV

2 de junho de 2023

O Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes de Lauro de Freitas (CRAI) completou um ano de acolhida de famílias de outras nacionalidades. Nesta quinta-feira (1), assistidos do equipamento celebraram o primeiro aniversário do CRAI, que fica localizado no bairro do Jambeiro, com uma confraternização. 

Em um ano de existência, o Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes já acolheu 278 pessoas, com atendimentos sociais, jurídicos, psicossociais, pedagógicos, além de outros encaminhamentos de políticas públicas e realização de cursos profissionais com foco na autonomia financeira. 

Na avaliação da coordenadora do CRAI, Elisangela Pinheiro, o Centro completa um ano com saldo positivo. “O CRAI conseguiu fazer a acolhida de todas as famílias de outras nacionalidades que chegaram ao município. As crianças em idade escolar todas foram matriculadas em escolas públicas e os outros serviços continuam sendo prestados”, relatou. 

A principal função do CRAI é o acolhimento e atendimento emergencial dos imigrantes, por meio de uma equipe técnica de referência, com a garantia dos direitos, enfrentamento das vulnerabilidades sociais e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 

Inaugurado em 23 de maio do ano passado, o CRAI foi pioneiro na região Nordeste. A estrutura do equipamento conta com recepção, auditório, despensa, refeitório, banheiros, salas de atendimento, de grupo, de reunião e de coordenação.

Em reconhecimento a gestão de políticas públicas migratórias, especialmente do CRAI, o município de Lauro de Freitas recebeu o selo MigraCidades 2022 em janeiro deste ano, concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV