
Um grupo de 50 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino da Costa de Camaçari participou de visita ao Museu de Ciência e Tecnologia UNICA, na tarde desta terça-feira (6). O evento integra atividade formativa em Inovação e Tecnologia, do projeto Adolescente do Futuro. Nos dias 14 e 15/6 mais dois grupos, compostos por 50 estudantes, cada, visitarão o espaço, localizado na Cidade do Saber.
Para Cristiana Ramalho, pedagoga e agente do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), e também coordenadora do projeto Adolescente do Futuro, a visita a um equipamento como o UNICA promove a oportunidade dos jovens interagirem de forma lúdica, com ferramentas pedagógicas no contexto da ciência e da tecnologia, ao aliarem teoria à prática. “Nessa edição do projeto, a gente priorizou trazê-los, primeiro pela dificuldade de acesso, dado que a maioria ainda não conhecia o espaço. A segunda razão é que esse equipamento permite o acesso a experiências que muitas vezes eles só conhecem na teoria”, reconheceu.
Alisson Moura, estudante do 9º ano da Escola Municipal Catu de Abrantes, foi um dos jovens que visitaram o museu pela primeira vez. “Tô achando muito legal. Primeiramente, tudo o que eu vejo é fantástico, né?”, disse ele, ao revelar, também, que o projeto Adolescente do Futuro tem lhe ajudado como um todo. “Junto com os outros módulos, como no encontro anterior, me ajudou a fazer meu currículo”, explicou o jovem de 15 anos.
Outra aluna que ainda não conhecia o UNICA foi Monaliza de Jesus, 15 anos, estudante do Centro Educacional Tancredo Neves. Moradora de Jauá, já tinha ouvido falar do equipamento. “É a primeira vez que venho, e essa experiência tá sendo diferente, muito legal. Esse programa [Adolescente do Futuro] está me dando conhecimentos que eu não sabia, como tudo isso aqui ligado à tecnologia”, pontuou a aluna do 9º ano.
Mais inteirada, a jovem de 14 anos, Joana Rodrigues, moradora de Vila de Abrantes e estudante do 9º ano do Centro Educacional Marquês de Abrantes, disse visitar o UNICA desde que era ainda uma criança. Ela acredita que o equipamento pode ajudar os demais colegas que, em grande parte, nunca tinham ido até o museu. “Já vim aqui umas três vezes, e acho que essa visita pode ajudar bastante quem nunca tinha vindo aqui. Mesmo pra mim, é muito válida essa nova visita”, afirmou, como quem reconhece que sempre há algo novo a ser aprendido. Ao todo, nove instituições de ensino estão envolvidas no projeto, são elas: as escolas municipais Catu de Abrantes, Thomaz Camilo, Professora Lídia Coelho Pinto, Caminho do Mar e Amélia Rodrigues, e os centros educacionais Marquês de Abrantes, Tancredo Neves, Darcy Ribeiro e Barra do Pojuca. A coordenação é da Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), com apoio da Secretaria da Cultura (Secult).
O propósito das atividades é constituir mobilizadores nas comunidades escolares, a partir de cinco eixos formativos: Economia Criativa; Inovação e Tecnologia; Formação para o Mundo do Trabalho; Empreendedorismo Jovem; e Educação, Saúde e Assistência Social. O projeto também prevê visitas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Compartilhar Notícia