Imagem da notícias

Camaçari: Vereadores aprovam número significativo de projetos de lei de autoria do Legislativo - LFTV

7 de junho de 2023

A 22ª Sessão Ordinária desta terça-feira (06) foi marcada por um número significativo de projetos de lei de autoria do Poder Legislativo aprovados em segundo turno e que trarão avanços importantes para a cidade assim que forem sancionados pelo Executivo.

Duas dessas propostas estão voltadas para suprir demandas de pessoas com necessidades especiais. O Projeto de Lei Nº020/2023, de Dr. Samuka (Cidadania), determina que seja conferida validade indeterminada aos laudos médicos que atestem deficiência permanente para fins de acesso a programas e serviços públicos municipais.

Para o vereador, a exigência de laudo médico ou relatório médico em prazo de validade prefixado para fins de comprovação de deficiência permanente revela-se desnecessária e injustificável para as deficiências permanentes em que não há possibilidade de total recuperação e a probabilidade de melhora do quadro clínico é baixa. “Tal imposição causa transtornos à pessoa com deficiência e a seus familiares cada vez que eles precisam se deslocar para que novo laudo médico seja emitido, dificultando o seu acesso a programas e serviços públicos. Essa exigência promove prejuízos, inclusive, de ordem financeira, na medida em que a pessoa com deficiência ou seus familiares despendem tempo e recursos financeiros com deslocamento ao médico e aos órgãos públicos municipais, bem como gastos em consultas, avaliações e exames com médicos da rede privada”, ressaltou Dr. Samuka.

Já o Substitutivo Nº012/2023, ao Projeto de Lei Nº 028/2023, dispõe sobre a prioridade de atendimento aos pais ou responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista nos órgãos públicos de Camaçari. A matéria foi apresentada pelos vereadores Dedel Reis (Republicanos), Flávio Matos (União) e Gilvan Souza (PSDB). A proposta leva em consideração que pessoas com TEA possuem hipersensibilidade auditiva, irritabilidade e agitação, contribuindo para um cenário de piora na espera em longas filas. Essa espera excessiva, segundo os autores da proposta, pode gerar muito transtorno e abalar a saúde dessas pessoas.

Outra matéria aprovada foi o Substitutivo Nº 010/2023 ao Projeto de Lei Nº 017/2023, de autoria da vereadora Professora Angélica (PP), que institui o selo Empresa Amiga da Pessoa Idosa, a ser conferido para as empresas privadas estabelecidas em Camaçari e que desenvolvam atividades em parceria com a sociedade objetivando defender, atender, valorizar, incluir no mercado de trabalho, beneficiar e garantir os direitos da pessoa idosa.

A preocupação e o compromisso em garantir cuidados com a saúde mental materna também esteve em pauta. Nesse sentido, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 034/2023, que institui o Mês Maio Furta-cor, dedicado às Ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental Materna. A matéria, de autoria dos vereadores Flávio Matos (União), Niltinho (PSDB), Herbinho (União) e Professora Angélica (PP),

Também foi aprovado o Substitutivo Nº 011/2023, ao Projeto de Lei Nº 024/2023, de iniciativa do vereador Dr. Samuka (cidadania), que declara a cultura evangélica como patrimônio imaterial e cultural do Município de Camaçari; e o Projeto de Lei Nº023/2023, de autoria do vereador Jamelão (Cidadania), que denomina de Creche Lúcia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia” a Creche que fica localizada na rua B QD 02 Sito Verde, bairro Verdes Horizontes.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV