9 de junho de 2023
Pacientes de Lauro de Freitas foram atendidos em um mutirão exclusivo na Policlínica Regional de Saúde, em Simões Filhos, nesta quinta-feira (8). As 293 pessoas que tiveram agendamento pela Central de Regulação do município passaram por consultas especializadas, exames e até pequenas cirurgias. Os serviços foram disponibilizados pela manhã e tarde.
Os atendimentos de exames foram para ecocardiograma, ultrassonografia, ressonância magnética, mamografia, holter e mapa, tomografia e raio X, além das consultas com angiologista, urologista, ortopedista, otorrino e endocrinologista. Os pacientes que estavam agendados para pequenas cirurgias fizeram o procedimento de exérese, que consiste na remoção de lesões que possam evoluir para um câncer de pele.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que também é presidenta do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região do Metro Recôncavo Norte, que gerencia a Policlínica em Simões Filhos, conferiu o funcionamento da unidade. “O mutirão é uma forma de acelerar os agendamentos das filas da regulação, diminuindo o tempo de espera para os atendimentos”, disse.
Como destaca Igor Mascarenhas, coordenador da Central de Regulação, o mutirão de saúde foi específico para os pacientes de Lauro de Freitas. “Mais uma vez o município participa de maneira integral do mutirão que está sendo realizado pela Policlínica. Para atender toda a demanda, a unidade de saúde disponibilizou cinco ônibus para fazer o transporte da população”, relatou.
Para fazer o exame de ecocardiograma, Enalva dos Santos precisou retirar a marcação do atendimento na Central de Regulação de Lauro de Freitas. “Fui avisada que teria esse mutirão e compareci na Regulação para pegar a marcação do meu exame. Eu já fui atendida outras vezes aqui na Policlínica e sempre os atendimentos são excelentes”, avaliou.
Outra paciente, Edneia Cardoso passou por exames de ultrassonografia e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – o conhecido Mapa. “Fiz ultrassom abdominal total e de tireoide, e coloquei o mapa para ver como está a minha pressão arterial. Amanhã eu retorno para retirar mapa, mas feliz porque consegui fazer vários exames que estavam pendentes hoje”, contou a moradora de Vila Praiana.
Compartilhar Notícia