Imagem da notícias

Em meio a anúncio de Parque Aquático, Costa do Sauípe celebra Dia da Tartaruga Marinha - LFTV

19 de junho de 2023

Na última semana, no dia 16 de junho, foi celebrado mundialmente o Dia da Tartaruga Marinha, data que tem como objetivo promover a conscientização sobre a conservação destes animais e marca o aniversário do biólogo Dr. Archie Carr, que, na década de 1950, iniciou as pesquisas sobre tartarugas marinhas e seus deslocamentos. Na Costa do Sauíp, no litoral norte da Bahia, a Aviva é parceira, desde 2000, do Projeto Tamar, entidade sem fins lucrativos que, por meio de ações de pesquisa, conservação e inclusão social, recupera tartarugas marinhas no litoral brasileiro desde 1980.

A base do projeto está instalada na região turística do destino baiano e, por isso, os hóspedes dos resorts e hotéis que ficam nos 2 km de orla do complexo podem aproveitar para conhecer e apoiar o trabalho realizado pela entidade, participando de atividades como a soltura de filhotes, além de poder reavaliar o impacto de suas ações no meio ambiente com mais consciência. Após conhecerem o projeto, as pessoas podem visitar a loja do projeto na Vila Nova da Praia, que tem 100% da verba arrecadada revertida para pesquisas de conservação das tartarugas marinhas.

“A parceria duradoura entre a Aviva e o Projeto Tamar é um exemplo concreto do nosso compromisso com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. E esta é uma data mais que oportuna para celebrarmos estes 23 anos de união. Juntos, tivemos a honra de proteger quase nove mil desovas e devolver ao mar mais de 500 mil filhotes das espécies de tartaruga cabeçuda, oliva, de pente e verde, além de promover educação ambiental para as famílias que nos visitam, com o objetivo de sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a preservação das tartarugas marinhas”, destaca Neide Tavares, Gerente de Sustentabilidade da Aviva.

Iniciativas além do Projeto Tamar

A Aviva publicou recentemente, em seu relatório de sustentabilidade, outras iniciativas que têm como foco a conscientização e impacto positivo na realidade de tartarugas marinhas, dentro de uma estratégia com ações maiores que têm foco em meio ambiente, sociedade e governança corporativa, elucidando os resultados e planejamento de sua agenda ESG.

“A Aviva está empenhada em impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente nas localidades onde atua e conscientizar o maior número de pessoas possível. O Projeto Tamar é uma peça fundamental no cumprimento deste nosso compromisso na Bahia, nos ajudando a impulsionar a preservação marinha e a construir um futuro mais sustentável para próximas gerações”, explica a executiva, reforçando outras iniciativas que também promovem conscientização sobre o tema, como as atividades com a Turminha da Zooeira e planos de novos empreendimentos tematizados.

Para gerar conscientização e educação de forma lúdica para crianças, a Aviva criou a Turminha da Zooeira, que conta com personagens representando animais que ensinam crianças e pessoas adultas, em seus destinos, sobre conceitos de sustentabilidade. Cada personagem fala sobre uma temática focada no cuidado com o meio ambiente. A tartaruga Marina, em especial, explora temas ligados à preservação de sua espécie, o que gera a reflexão sobre o tema no público desde a infância, colaborando para o desenvolvimento de futuras gerações para terem atitudes ambientalmente mais conscientes.

Além dessas iniciativas, a Aviva está investindo na construção de um novo parque aquático no complexo Costa do Sauípe, o Hot Park Baía das Tartarugas. O futuro empreendimento terá uma temática voltada para a preservação das tartarugas marinhas e sensibilização sobre o tema, com a tartaruga Marina, da Turminha do Zooeira, como guia da experiência.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV