Imagem da notícias

Lula confirma plano com 100 ações para socorrer economia argentina - LFTV

27 de junho de 2023

Presidente brasileiro afirmou que ‘não faz sentido’ o Brasil perder espaço no mercado argentino; Alberto Fernández visita o Brasil pela quarta vez no ano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou que a integração da América do Sul é uma política de Estado, sinalizando que o Brasil deverá defender o socorro financeiro ao país vizinho. Em seu pronunciamento, o presidente reforçou a ideia de criar uma moeda única para a região e outras 100 ações, como linha de financiamento para exportações com participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar os argentinos a superar a grave crise argentina. “Hoje, adotamos um ambicioso plano de ação para o reestabelecimento do plano de desenvolvimento estratégico. Nosso investimento recíproco é responsável por mais de 100 mil empregos”, disse Lula. “Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não. Todo mundo tem a ganhar, as empresas e os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, acrescentou o petista. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, destacou a amizade com o presidente brasileiro. “Aquele que tem problemas pede ajuda aos amigos. E os amigos sempre estão ali”, afirmou o mandatário argentino.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, chegou no começo da tarde desta segunda-feira, 26, ao Itamaraty, em Brasília, onde recebeu a Medalha Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros, e participa de um almoço em sua homenagem. Mais cedo, o argentino foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, para negociar acordos para socorrer a economia argentina. Os mandatários não se pronunciaram até o momento. Ainda nesta segunda, o presidente argentino deve participar de reuniões com os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Pacheco e Rosa Weber. No Planalto, Fernández foi recebido por Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, no Salão Nobre do Palácio do Planalto e tiraram a foto oficial do encontro. Na Esplanada dos Ministérios, o presidente do país vizinho participou de honrarias militares com Dragões da Independência e cavalaria presidencial.

Oficialmente, a visita de Fernández ao Brasil, a quarta neste ano, acontece em razão da comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Lula também já visitou uma vez a Argentina desde que assumiu seu terceiro mandato, quando se encontrou com Fernández durante a Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos). Na pauta bilateral desta segunda, Fernández deverá tratar da proposta de financiamento a exportadores brasileiros com garantias ao governo argentino no banco do Brics, também chamado de Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), abastecido pelo Brasil, África do Sul, China e Rússia. Lula já manifestou apoio a Fernández para que o Brics possa financiar a Argentina. Hoje, o NBD é comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Fonte: Jovem Pan.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV