Imagem da notícias

Defesa Civil de Camaçari é convidada a integrar o FNDC - LFTV

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) pode ser o mais novo membro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC) das capitais e de grandes cidades brasileiras suscetíveis a riscos de desastres decorrentes de extremos climáticos. O convite foi feito pela entidade associativista, atualmente presidida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), em reunião articulada pelo vereador Júnior Borges, na última segunda-feira (10), na sede do órgão soteropolitano.

O FNDC foi criado em 2 março de 2023, por meio da Carta de Punta del Este, cidade uruguaia que acolheu a realização da VIII Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O coletivo signatário do documento entende que, discussões e partilhas de experiências acerca de proteção e defesa civil, devem envolver todos os representantes de órgãos públicos brasileiros, em caráter permanente. A iniciativa tem como finalidade, oferecer contribuições a políticas de proteção e defesa civil em todo território nacional.

Segundo Ivanaldo Soares, gestor da Compdec, integrar o fórum representa um passo importante para o crescimento do trabalho desenvolvido pelo órgão, no município. “A gente vai ter aprendizados, vamos acompanhar esse desenvolvimento, novos métodos de defesa civil no mundo inteiro, fazendo parte disso!”, declarou. O coordenador destacou, ainda, que a importância disso para Camaçari reside em “poder lidar melhor com situações de área de risco, com situações de desastre por fenômeno natural e também em situações de desastre provocado pelo homem. A gente vai ter mais propriedade e conhecimento sobre como lidar com essas situações”, reconheceu.

A participação da Compdec como membro do FNDC está em vias de formalização. Ivanaldo Soares afirma que, agora, só depende da harmonização das agendas dos respectivos prefeitos de Camaçari, Elinaldo Araújo, e de Salvador, Bruno Reis. “Vai ser marcada uma visita para que a Codesal ministre um minicurso de um dia inteiro, por meio do qual ela vai passar algumas experiências adquiridas no encontro da ONU. Inclusive, vamos estender o convite dessa formação a outras secretarias, e esse será o momento em que haverá a assinatura, onde o município vai, formalmente, passar a membro do fórum brasileiro”, explicou.

Assinaram a Carta de Punta del Este, representantes de entidades internacionais dedicadas à redução de risco de desastres, das defesas civis das cidades presentes ao encontro, bem como de secretarias e de representantes de demais órgãos de cidades brasileiras. Na reunião entre as defesas civis de Camaçari e Salvador, representadas respectivamente por Ivanaldo Soares e Sosthenes Macêdo, além do articulador do encontro, o vereador Junior Borges, estiveram presentes o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, e a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, ambos do órgão soteropolitano. Da Compdec, também estavam presentes o supervisor Ítalo Tássio; a engenheira civil, Daniela Diniz; além dos agentes Valmir dos Santos e Cosme Júnior.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV