Imagem da notícias

Camaçari: Conselho Tutelar celebra 33 anos do ECA - LFTV

14 de julho de 2023

Um ato realizado nesta quinta-feira (13), marcou a comemoração pelos 33 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa foi promovida pelo Conselho Tutelar e contou com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

O evento, que aconteceu na área externa do órgão, localizado na Rua Tupinambá, no Centro, reuniu diversos atores que integram a rede de proteção do município, além de membros da sociedade civil. Na ocasião, conselheiros e autoridades falaram sobre a importância do ECA para a sociedade. O público participou de uma dinâmica interativa e ainda houve o momento do “parabéns” simbolizando o aniversário do estatuto. Além do ato da sede, também foi feita uma celebração pelo Conselho Tutelar da costa.

A gestora da Sedes, Reni Oliveira, participou da comemoração. “Para nós, é uma honra apoiar e participar das ações do Conselho Tutelar, como também de outras instituições da rede de proteção, porque sabemos do compromisso desses órgãos. E hoje, especialmente, viemos celebrar o aniversário de 33 anos do ECA, que representa um avanço importantíssimo na promoção dos direitos das crianças e adolescentes no país”, falou.

A coordenadora do CT da sede, Monique Souza, falou sobre a relevância do estatuto. “O ECA é a principal lei que veio para garantir e universalizar os direitos para as nossas crianças e adolescentes, além disso, também institui programas e projetos para efetivar a garantia desses direitos. Lembrando, que o próprio estatuto instituiu o Conselho Tutelar, e pra gente é motivo de muita alegria festejar os 33 anos dessa lei que vem fazendo a diferença para as nossas crianças e adolescentes”, disse.

Acompanhando um grupo do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), a estudante Gabriela da Conceição ressaltou que o ECA tem uma contribuição significativa não só para a proteção, como também para o desenvolvimento e cidadania do público ao qual é voltado.  “Esse evento é muito relevante, porque está celebrando uma lei que reconhece e assegura crianças e adolescentes como sujeitos de direitos”, falou.

Representando o Juizado da Infância e Juventude, o agente Marcos Vinícius dos Santos pontuou que é de grande valia a existência de uma legislação voltada especificamente para o público infantojuvenil. “O Eca completa 33 anos. Ele é extremamente importante, porque protege as crianças e adolescentes, garante os direitos e também fala sobre os deveres”, lembrou.

O ECA foi promulgado em 13 de julho de 1990 e estabelece os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Ele tem como base, os princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e incorpora a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Também participaram do evento, a subsecretária de Governo, Illay Ellery, representantes do Programa Prefeito Amigo da Criança, além de professores e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV