Imagem da notícias

Projeto de Lei que incentiva cultura oceânica nas escolas é aprovado em Salvador - LFTV

A Câmara Municipal de Salvador aprovou um projeto de incentivo à cultura oceânica nas escolas da capital. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 413/2021, de autoria do vereador André Fraga (PV), durante sessão nesta quarta-feira (9). O PLE visa promover o “letramento oceânico” para os alunos de Salvador.

Segundo Fraga, a medida tem inspiração na “Década de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, período que iniciou em 2021 e vai até 2030 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O vereador explicou que a Década tem como objetivo o desenvolvimento e compartilhamento de ações que envolvam educação, ciência e cidadania para a sustentabilidade. 

“É uma forma de acompanhar o resto do mundo nesse momento de mobilização para conter impactos da ação humana nos oceanos. Acima de tudo, queremos formar cidadãos e profissionais com uma visão de mundo que inclua algo que sempre foi uma das principais forças de nossa capital: a relação com as águas”, afirmou.

O texto do PL, que agora vai para sanção ou veto do prefeito Bruno Reis (União), prevê que os princípios da relação entre ser humano e oceanos sejam integrados às disciplinas já ensinadas nas escolas da educação infantil ao ensino médio. De acordo com Fraga, a ideia é que os alunos possam conhecer a influência do oceano sobre os seres humanos e a nossa influência no oceano, que é o chamado letramento oceânico. Fica determinado também o constante treinamento e atualização transversal dos professores responsáveis pelo processo.

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, realizado em junho de 2023, o Brasil tem apenas dois estados — Paraíba e Ceará — e 11 municípios com leis de inclusão da cultura oceânica no currículo escolar. São eles: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) Itarema (CE), Aracajú (CE), Camocim (CE), Caucaia (CE), Fortim (CE), Vila Velha (ES), João Pessoa (PB), Areia Branca (RN), e Maceió (AL). 

“Ficamos felizes em fazer com que Salvador integre essa lista de cidades protagonistas no combate à emergência climática através da preservação dos oceanos. Queremos formar cidadãos responsáveis, que pensem desde sempre em estratégias para frear a poluição e degradação oceânica. É um incentivo também à ciência”, complementou o vereador.

Fonte: Bahia Notícias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV