Imagem da notícias

Revisão do PDDU é pauta de reunião entre Sedur e Inema - LFTV

A elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos Códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras de Camaçari, esteve no centro das discussões durante uma reunião realizada entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O encontro abordou as diretrizes de desenvolvimento urbano em consonância com a preservação ambiental. 

Na ocasião, o diretor Ambiental da Sedur, Cláudio Rebouças, falou sobre a pauta do diálogo entre os órgãos. “No PDUI [Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado], já foi exposto o processo de sobreposição das Áreas de Proteção Ambiental (APAS). Alguns aspectos, que vêm desde a época de criação destas áreas, não foram considerados no plano diretor. Estamos há 15 anos sem revisão do PDDU e a gente percebe a oportunidade de poder rever essas lacunas de ambas as partes, para que possamos enfrentar desde o processo de licenciamento até o de fiscalização, que é um conjunto. Uma das grandes possibilidades será a revisão do zoneamento. A gente gostaria muito que o Estado se colocasse tecnicamente junto ao município, para ver os caminhos pontuais a seguir por localidade”, explicou.

Para Andrea Montenegro, gestora da Sedur e presidente da Comissão Executiva no processo da revisão do PDDU, o encontro foi importante. “Nosso objetivo é alinhar o fluxo, principalmente nessa questão de defasagem das APAS. A gente percebe que no PDDU de 2008 existem restrições que são extremamente municipais e também tem as estaduais. E, como trabalhamos na revisão da peça, precisamos estar alinhados para continuar protegendo nossos recursos hídricos e o meio ambiente”, salientou.

Durante a reunião, os representantes dos dois órgãos expressaram otimismo quanto às próximas etapas do processo, salientando a necessidade de engajar os técnicos, de ambas as pastas, em um grupo de trabalho. As entidades demonstraram a importância de harmonizar o crescimento das áreas urbanas com a conservação dos recursos naturais. A revisão do plano diretor emerge como um passo crucial para garantir um planejamento sustentável e alinhado às necessidades atuais e futuras da cidade.

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (9/8), na sede do Inema, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador. Também estiveram presentes representantes do Consórcio AUR Gerenciamento – Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), vencedor da licitação e que será responsável pelo assessoramento técnico e por executar a revisão e elaboração do PDDU.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV