Imagem da notícias

IFBA abre mais de 5,9 mil vagas para cursos técnicos na Bahia - LFTV

18 de agosto de 2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada e cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio para o ano letivo 2024.

Ao todo, serão ofertadas 5.919 vagas, sendo 3.400 para cursos integrados e 2.430 para os subsequentes. As vagas estão distribuídas em 22 cidades baianas.

Há uma taxa de inscrição apenas os cursos integrados. Segundo informações da instituição de ensino, o valor é de R$ 50,00. Vale ainda ressaltar que os estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa.

Se aprovado, o valor cai para R$ 5,00. O pedido pode ser feito a partir do dia 21 de agosto até 22 de setembro, no mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social e data final de inscrição do projeto.

Como participar

As inscrições são realizadas exclusivamente de forma online. Os interessados devem acessar o site oficial do IFBA para se cadastrar. A classificação dos candidatos varia de acordo com o curso escolhido. Confira detalhes abaixo:

  • Cursos integrados:

O processo seletivo é destinado para estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o ensino fundamental. O ingresso para essa modalidade será através de uma prova a ser realizada no dia 29 de outubro de 2023.

O teste contará com questões objetivas das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Os locais e horários da prova ainda serão divulgados. Para realizar a inscrição neste processo seletivo é obrigatório que a (o) candidata (o) possua conta ativa de e-mail. Informações sobre documentação necessária para inscrição nos cursos integrados, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital específico para ingresso nos cursos integrados.

  • Cursos subsequentes:

A seleção dos candidatos para os cursos técnicos subsequentes é voltado a estudantes que, até a data de sua matrícula no IFBA, tenham concluído o ensino médio. O ingresso para essa modalidade será através de sorteio eletrônico, entre os dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br após a confirmação das inscrições.

O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 9 de novembro de 2023, conforme cronograma do edital. As inscrições são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas pela internet entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro de 2022. Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição, cujo link é informado no edital.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível em ingresso.ifba.edu.br

Fonte: ItingaTV.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV