Imagem da notícias

Calor de mais de 40 °C 'derrete' asfalto no Ceará - LFTV

O recapeamento de um trecho da CE-257 derreteu nos últimos dias, em um trecho da rodovia localizado no município de Santa Quitéria, a cerca de 229 km de Fortaleza. O dano ao asfalto na região teria sido causado pelo forte calor registrado no município na última semana.

De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), a obra foi realizada há cerca de quatro meses, ao longo de 150 metros da pista. Em nota, a pasta informou que técnicos foram enviados ao local e detectaram uma “patologia ocasionada pelo excesso de ligante asfáltico, aliado às altas temperaturas registradas na localidade”.

O jornalista e radialista Thiago Rodrigues fotografou o asfalto derretido, na tarde do último sábado, 26, por volta das 13 horas. “Eu ja tinha recebido o relato de que o asfalto, no dia anterior, estava tipo óleo”, conta.

Ao andar pelo trecho, a marca da chinela que ele usava ficou visível no asfalto. “Vi gente andando de ponta de pé pra não ‘pegar’ no asfalto. Nos comentários do site [A Voz de Santa Quitéria], teve gente que relatou que pisou e ficou lá preso.”

“O recapeamento do asfalto naquele local era uma demanda antiga da população, pois a rodovia é a principal via de acesso para quem vem de Fortaleza e Canindé. “[A obra] Foi feita rápido, com qualidade inferior, e a gente sabe que asfalto derrete com calor”, opina Thiago.

A SOP informou que a empresa responsável pelo serviço foi notificada sobre as avarias e que, por ainda estar no prazo de garantia, a obra será refeita.

Temperaturas altas no Ceará são comuns no segundo semestre 

As altas temperaturas são comuns à região cearense, que durante o segundo semestre do ano apresenta baixa nebulosidade e maior incidência de raios solares, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Essas são características do B-R-O Bró. A sigla faz referência aos meses de setembro, outubro e novembro, onde o Ceará costuma registrar as maiores temperaturas no ano.

“É possível que, como a gente já está no fim do mês de agosto, tenha uma certa antecipação desse período, e aí já comece a ter características muito parecidas com o que vem pela frente”, explica o meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues.

Também na semana passada, as cidades de Jaguaribe e Barro, no interior do Estado, atingiram cerca de 40 °C. Altas sensações térmicas deverão ser uma tendência no Estado, mas com algumas diferenças entre as regiões.

No Interior, o clima tende a ser mais seco do que em regiões serranas ou nos litorais, onde há forte atuação dos ventos.

Segundo Bruno, o histórico climatológico para o próximo trimestre aponta ainda mais calor no Ceará, com destaque para o mês de outubro, quando as temperaturas devem atingir o auge.

“Climatologicamente, a partir de que é feito o cálculo [baseado na média das temperaturas registradas durante uma série histórica], são esperadas temperaturas mais elevadas no Ceará de forma geral e, principalmente, no interior do Estado”, diz o meteorologista.

Fonte: Itinga Tv.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV