Imagem da notícias

Após decisão do STF, chamamento público de dentistas e enfermeiros deve ser retomado em Salvador - LFTV

O chamamento público de profissionais de enfermagem e cirurgiões dentistas, aprovados no processo seletivo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) pela Prefeitura de Salvador, será retomado em Salvador. O chamamento chega após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (12) e divulgada no Diário Eletrônico do Supremo. 

Parte dos profissionais aprovados no processo seletivo chegou a ser chamada. Já o chamamento de outra parte dos profissionais tinha sido suspenso após uma ação judicial movida pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), no final do ano passado. 

A ação se deu após o Conselho receber denúncias de profissionais da área de odontologia que apontaram que o salário oferecido no processo seletivo não seria compatível com o piso salarial, conferido em Lei. 

“Recebemos diversas denúncias de profissionais da odontologia sobre o salário está incompatível com piso salarial da Lei 3.999. O conselho se viu obrigado a entrar com esta ação judicial para obrigar o município a cumprir o piso salarial para uma carga horária de vinte horas por semana. O piso salarial é na ordem de três salários mínimos, então quando entramos com ação em Brasília, após um recurso nosso, a desembargadora do Tribunal Regional Federal deu uma liminar favorável à suspensão do processo seletivo da renda”, explica o assessor jurídico do CRO-BA, João Leite. 

No entanto, a retomada do chamamento do outro grupo de profissionais foi permitida após a Procuradoria Geral do Município entrar com uma ação para a retomada do processo no STF, conforme explicou o assessor. 

“O município entrou com uma ação direto junto ao STF e cassou esses efeitos da liminar. Então, por uma decisão do STF, de um ministro do STF, que o processo seletivo Reda de Salvador com o objetivo de contratar cirurgiões dentistas voltou a se desenvolver”, completou. 

O anúncio do início do processo aconteceu em março do ano passado, quando uma publicação no Diário Oficial do Município (DOM) divulgou que as contratações seriam realizadas. 

O CRO-BA contou também à reportagem do Bahia Notícias que, mesmo com a decisão do STF, iria acompanhar na Justiça para analisar se o pagamento estabelecido no piso seria seguido. Já o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) apontou ao Bahia Notícias que vai também acompanhar o novo chamamento público. 

Mesmo após a decisão da Justiça, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ainda não informou quando será iniciado o novo chamamento. 

Fonte: Bahia Notícias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV