29 de setembro de 2023
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem utilizado o auxílio de sinalizações para identificação no trabalho de salvaguardar vidas nas praias de Salvador. As bandeiras– nas cores vermelha, amarela, verde e roxa – são colocadas nas praias, informando os banhistas sobre os riscos na área.
A medida segue o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). As bandeiras informam:
-Baixo risco (verde);
-Médio risco (amarela);
-Alto risco (vermelha) e
-Informe de animais marinhos (roxa).
As bandeiras verdes sinalizam os locais mais adequados para banho, onde há maior segurança. Já as bandeiras roxas servem para alertar para a presença de caravelas e pinaúnas, por exemplo, que podem causar queimaduras e acidentes.
“Mais um final de semana se aproxima e é importante lembrar que as sinalizações das praias não estão ali de enfeite. Cada uma sinaliza o aspecto em que o mar se encontra, e é muito importante que as pessoas observem as bandeiras, de forma a entender o que cada uma diz, além de procurar um profissional salva-vidas, perguntando o local indicado para o banho”, conta o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.
Além disso, Dantas reforça que é importante manter sempre contato visual com as crianças e também manter a distância mínima de um braço dos menores. “Deste modo, tenho certeza que o final de semana será bacana e todos poderão curtir o banho de mar na nossa cidade com calma e tranquilidade”, completou.
A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.
A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
CONTATO
Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte: Bahia Notícias.
Compartilhar Notícia