Imagem da notícias

Em Sessão Especial marcada por muita emoção, Câmara de Camaçari celebra cultura e personalidades negras - LFTV

Em Sessão Especial realizada em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara de Camaçari celebrou a cultura e prestou homenagens a personalidades negras que contribuem com seus trabalhos para o desenvolvimento e crescimento do município. A sessão foi proposta pelo vereador Ivandel Pires (Cidadania), mas contou com a entrega de honrarias concedidas por outros parlamentares da Casa Legislativa.

Segundo o autor da sessão, o momento foi importante para debater inclusão social, igualdade e respeito às diferenças. “Muita emoção reunir tantos negros que representam tantas coisas positivas para nossa cidade. A nossa ideia aqui é abrir o coração da sociedade para tratar os negros com igualdade, garantindo as mesmas oportunidades para todos. Esse movimento que estamos fazendo precisa ser reverenciado, precisamos reconhecer a luta de tantas pessoas negras do nosso município. Eu sou negro, vivo como negro e estarei aqui defendendo que as políticas públicas cheguem para todos de maneira igualitária, incluindo para nós negros”, pontuou.

Durante a sessão foi entregue a Medalha Zumbi dos Palmares para Antônio Bispo Barreto, o Bispo da Cultura (Vereador Tagner); para Aparecida Bispo do Carmo, a Cida Black (Ver. Mar de Areia); Cláudio Santos Teles (Mesa Diretora); Danrlei Orrico Santos de Souza, o cantor O Kanalha (Mesa Diretora); Elton Cristiano, o Mestre Espaguete (Ver. Gilvan Souza); Edmilson Claudino Bispo (Mesa Diretora); Joseane Batista (Ver. Ivandel Pires); Lucas de Souza (Ver. Vavau); Plínio Roberto (Ver. Professora Angélica) e a professora Vitalina Silva (Ver. Dentinho do Sindicato). 

O proponente da sessão, vereador Ivandel Pires (Cidadania), entregou a Medalha Zumbi dos Palmares a Joseane Batista, que é mestra sambadeira e de Burrinha da Cultura Popular, além de baiana do acarajé e produtora cultural. Fundou o grupo Samba Chula Filhos de Oyò que leva seus conhecimentos para diversas mulheres. “A biografia desta mulher é um orgulho para nós camaçarienses. Uma trajetória de muitas conquistas. Agradeço a Deus por poder homenagear a vida dessa grande mulher da nossa cidade”, comemorou o vereador. Ao fazer uso da palavra, Joseane destacou a importância de celebrar a cultura e as raízes africanas. “Muitas coisas já mudaram, mas ainda temos muito o que avançar. Nós sentimos o quanto ainda dói fazer cultura. Quando coloco roupa comum, vendo mais do que quando estou com minha indumentária raiz. O racismo dói e precisamos da ajuda desta Casa para vencer esses preconceitos, através de investimentos em cultura e educação”, pontuou.

A professora Vitalina Silva também foi homenageada e recebeu a honraria das mãos do vereador Dentinho do Sindicato (PT), que reafirmou o momento como importante para fortalecer a luta antirracista no município e no país. Ele citou a premiação recebida pela professora pelo projeto aplicado na Escola Maria Quitéria de educação antirracista. “Sinto-me muito honrada em poder estar aqui neste momento, pois é de extrema importância para a minha trajetória pessoal e profissional. Eu sou fruto do ensino público e entendo que tenho por obrigação devolver à comunidade tudo o que eu recebi. Estou feliz porque hoje vi Camaçari na página do Portal G1, citando que o município tem uma escola antirracista que se destaca no Brasil. Isso me traz um sentimento coletivo de orgulho e felicidade. É um projeto que recebeu muito apoio e que foi construído além das horas em sala”, comemorou.

Representando a Mesa diretora, o presidente da Casa, vereador Flávio Matos (União), entregou a Medalha Zumbi dos Palmares ao cantor O Kanalha, que é filho de Camaçari, vendia abará pelas ruas da cidade, foi educador de percussão, e iniciou sua carreira artística durante a pandemia, após um vídeo seu cantando viralizar na internet. “Uma honra pra mim homenagear esse menino que é um guerreiro, que conheço desde pequeno e que está aqui hoje sendo homenageado por ser uma inspiração para jovens da favela. É emocionante, sou fã e espero que ele continue inspirando a nossa juventude”, afirmou Flávio Matos. O Kanalha disse estar honrado com a homenagem. “Muitas pessoas somaram para que eu esteja aqui, junto com outros tantos negros que são ouvidos, respeitados e reconhecidos. Precisamos honrar nossa ancestralidade, orgulhar nossa família, nossas raízes. Tenho a alegria de poder regar o que minha família plantou em mim”, afirmou emocionado.  

A sessão contou ainda com a apresentação cultural do Grupo Capoema, com Mestre Grandão, o Hino Nacional entoado pelo artista Romero Mateus, a apresentação de dança da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, Dalila Santos de Oliveira, dentre outras apresentações culturais.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV