Imagem da notícias

Lei que veda a nomeação de condenados por racismo é sancionada por Jerônimo - LFTV

Nesta terça-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou uma lei que veda que pessoas que tenham sido condenadas por crimes de racismo sejam nomeadas para cargos públicos, de acordo com a Lei Federal n° 7.716, de 5 de janeiro de 1989 – Lei do Racismo, assim como pelo art. 140, § 3 do Código Penal – Injúria Racial.

Para o gestor estadual, o projeto de lei contribui com a construção de políticas antirracistas na Bahia. “Todos aqueles que praticam qualquer ato racista, em qualquer lugar, precisam entender que o Estado está alerta a isso. Não vamos deixar que essas pessoas tenham a oportunidade de praticar o racismo institucional em cargos de Governo”.

O projeto de lei, de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), foi aprovado, de forma unânime, pela Assembleia Legislativa em agosto deste ano. De acordo com a deputada, a motivação para criar esse projeto foi reparar essa distorção, já que, com 80% da população negra, a Bahia ainda não tinha esse dispositivo no Estatuto do Servidor.

“Houve um caso no mês de março, e percebemos que não havia no Estatuto do Servidor algo que vedasse a nomeação de pessoas condenadas por racismo e injúria racial. O projeto faz parte da nossa aprendizagem constante na luta antirracista”, disse a parlamentar.

Fonte: Aratu On.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV