Imagem da notícias

Com pendência resolvida, secretária diz que estação do metrô em Águas Claras deve ser entregue ainda em 2023 - LFTV

Parte do tramo III do sistema de metrô Salvador-Lauro de Freitas, a estação Águas Claras deve ser entregue ainda em 2023. A estimativa foi feita pela secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, nesta segunda-feira (18). Há duas semanas o Bahia Notícias revelou que “questões burocráticas” junto a prefeitura da capital baiana seguravam a entrega do novo terminal à população. 

Segundo a titular da Sedur, tratava-se de um “termo de conclusão do terminal de ônibus”, pendência que já foi sanada. Agora, a inauguração do equipamento depende apenas da deliberação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“O tramo III nós estávamos aguardando o termo final de entrega pela prefeitura, aprovou na sexta-feira do terminal de Águas Claras. Nós já comunicamos o governador de que ele já pode marcar o dia e a hora da inauguração, também tenho certeza que será nessas próximas horas”, disse Jusmari ao Bahia Notícias.

No último dia 6 de dezembro o BN também publicou que a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) fechou contrato com a Hyundai Rotem Brasil Indústria e Comércio de Trens para “extensão do sistema de comunicação e informação PAPIS Metroviário, visando implantação do Tramo III da Linha 1 do metrô no trecho Pirajá-Águas Claras”. Por inexigibilidade de licitação, a empresa firmou contrato com o governo da Bahia por R$ 12,9 milhões.

Segundo a CTB, o PAPIS é um Sistema de Comunicação Embarcado, destinado a fornecer informações automáticas aos passageirossobre o itinerário, a localização dos trens, as estações e as conexões disponíveis, além de avisos sonoros em casos de emergência. Ainda segundo a CTB, com o sistema também é possível realizar a comunicação entre o operador da cabine do trem com o usuário no interior do metrô, de forma manual.

ESTAÇÃO ÁGUAS CLARAS

A Estação Águas Claras possui quase 8 mil m², cinco escadas rolantes, quatro elevadores e monitoramento eletrônico por 91 câmeras. Ainda segundo a CTB, o novo Terminal de Integração de Ônibus também foi concluído, restando em execução apenas a implantação do sistema de recarga para ônibus elétrico, que será finalizado em dezembro.

O Tramo III expande o metrô dos atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km. A obra inclui duas estações de metrô, dois terminais de ônibus, sistema de segurança, desapropriações, dentre outras providências.

Fonte: Bahia Notícias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV