Imagem da notícias

Relógio de São Pedro e outros três monumentos serão restaurados pela prefeitura de Salvador - LFTV

Monumento histórico que completou 107 anos em 2023, o Relógio de São Pedro será restaurado pela prefeitura de Salvador nos próximos meses. Através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a gestão municipal contratou uma empresa para realizar a intervenção.

O contrato com a empresa Alma Arquitetura e Restauro foi assinado no último dia 20 de dezembro por inexigibilidade de licitação. A FGM não detalhou o prazo de execução para o restauro do equipamento que tem 6,50m de altura e fica localizado na Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Sete de Setembro.

O relógio foi construído na França e encomendado pelo então governador José Joaquim Seabra, tendo sido inaugurado em 1916, já no governo de Antonio Muniz de Aragão. O monumento passou por uma grande manutenção em 1999, quando foi atingido por um carro, e em setembro de 2015 foi recuperado sob a gestão da Fundação Gregório de Mattos. À época, foram retirados pontos de ferrugem, feitos reparos e consertos na parte mecânica, além da troca dos vidros e serviço de pintura.

No mesmo contrato que prevê a restauração do relógio, a FGM também acertou um pacote de outros serviços de restauro a monumentos da capital baiana. São eles o Monumento à Fundação da Cidade do Salvador, localizado no Porto da Barra, o Busto dos Heróis da Revolta dos Alfaiates, na Praça da Piedade e a Efígie de Rubem Dário, no Morro do Ipiranga, na Barra.

O contrato para as execuções tem valor total de R$ 198.239,16. De acordo com a publicação, as intervenções ficarão sob responsabilidade de Elias Machado, pesquisado, doutorando e mestre em arquitetura e urbanismo.

Fonte: Bahia Notícias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV