Imagem da notícias

Funcionamento de shoppings durante Carnaval é “fruto da ganância”, dizem Comerciários; sindicato patronal rebate - LFTV

“Isso é fruto da ganância patronal. É um desrespeito. Uma afronta aos trabalhadores, porque as lojas acabam não vendendo”. Essa é a opinião do presidente do Sindicato dos Comerciários, Renato Ezequiel, acerca do funcionamento dos shoppings durante o Carnaval de Salvador, em especial, no dia que é considerado feriado na terça-feira (13) da folia.

A declaração foi dada durante entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta (7). Com o início oficial do Carnaval nesta quinta (8), diversos estabelecimentos comerciais de Salvador e da região metropolitana vão funcionar em horário especial. De acordo com o sindicalista, com base na Lei da Habitualidade, todas as lojas que abrem no Carnaval são obrigadas a pagar a bonificação, o transporte, a alimentação e a folga, porém a dificuldade de chegar aos shoppings não compensa por conta dos transtornos ocasionados pelo Carnaval.

“Então, nessa situação os trabalhadores reclamam e com razão. O sindicato não está de braços cruzados, nós estamos muito preocupados com essa situação. Em pleno Carnaval, pelo amor de Deus. Como é que alguém vai chegar no Shopping da Bahia, como vai chegar no Shopping Barra, como vai chegar no Shopping Salvador. Em diversos locais, a cidade está totalmente empilhada, não é brincadeira. Então, é mais um desrespeito dos padrões com aqueles que produzem a riqueza, que somos nós trabalhadores e trabalhadoras”, disparou Renato Ezequiel.

Como a prefeitura de Salvador e o Governo do Estado não decretaram feriado ou ponto facultativo para os dias de Carnaval na capital baiana, o funcionamento do comércio segue sem alterações, exceto no circuito da folia onde o trânsito é interrompido.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), por meio de nota, pontuou que o “funcionamento do comércio no período do Carnaval é legal, uma vez que a Lei n 9.093/95 estabelece que serão feriados apenas aqueles previstos em lei e que, nesse sentido, os dias de carnaval não constam no rol dos feriados nacionais”. 

De acordo com o Sindilojas, “não havendo feriado, não existe impeditivo para o funcionamento/trabalho no período do Carnaval”. A entidade ainda pontuou que, após a Convenção Coletiva de Trabalho junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio da Cidade do Salvador, ficou previsto o pagamento da bonificação para os dias de Carnaval.

Fonte: Bahia Notícias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV