Imagem da notícias

Governo quer aumentar formalização de mulheres no mercado de trabalho até 2027 - LFTV

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como objetivo aumentar a taxa de formalização das mulheres no mercado de trabalho e reduzir a diferença salarial entre gêneros nos próximos anos. Essas metas fazem parte da agenda transversal de mulheres no PPA (Plano Plurianual) de 2024-2027, lançada nesta segunda-feira (4). O relatório foi elaborado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, com apoio do Ministério das Mulheres e da ONU Mulheres.

A cerimônia de lançamento contou com a presença da primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), da ministra Cármen Lúcia do STF (Supremo Tribunal Federal) e de outras ministras do governo Lula. A ministra Cida Gonçalves (Mulheres) ressaltou a importância de um debate interno para que cada pasta assuma sua responsabilidade em relação à agenda transversal.

Segundo a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), haverá um esforço conjunto para alcançar os objetivos estabelecidos. A primeira-dama afirmou que deixará uma cópia do relatório na mesa de cabeceira de Lula para que ele possa consultá-lo sempre.

O documento estabelece a meta de ter 45,2% das mulheres no mercado formal de trabalho em 2027, um aumento de 4,2 pontos percentuais em cinco anos. Para atingir esse objetivo, o governo conta com estratégias como cursos de qualificação profissional, ações de formação para trabalhadoras domésticas e medidas institucionais, incluindo a regulamentação da lei de prioridade no atendimento às mulheres em situação de violência pelo Sine.

O relatório contempla 85 objetivos específicos, 191 entregas e 75 medidas institucionais e normativas em 45 dos 88 programas do PPA, distribuídos por 21 ministérios. No âmbito da autonomia econômica, a meta é reduzir a disparidade salarial entre gêneros, trabalhando com dois cenários: uma meta mais ambiciosa para reduzir para 12% e outra mais conservadora para chegar a 19% em 2027.

O relatório, dividido em cinco dimensões, busca promover maior autonomia econômica por meio de ações de estímulo à socialização do cuidado e incrementar o rendimento real do trabalho das mulheres. Também prevê elevar a 45% o percentual de mulheres nos espaços de poder e decisão. O orçamento deste ano destina R$ 14,1 bilhões para a pauta das mulheres, abrangendo diversas ações, incluindo medidas para combater a violência de gênero.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV