Imagem da notícias

Uber elogia proposta de Lula para regularizar motoristas da plataforma - LFTV

A proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a regulamentação do trabalho e remuneração dos motoristas por aplicativo recebeu elogios da Uber. A empresa destacou o projeto elaborado pelo Grupo de Trabalho Tripartite do governo federal como um marco importante para a equilibrada regulamentação do trabalho intermediado por plataformas, enfatizando a ampliação das proteções sem prejudicar a flexibilidade e autonomia proporcionadas pelo uso de aplicativos para geração de renda.

Na segunda-feira (4), o presidente Lula assinou o projeto de lei que estabelece as diretrizes para o trabalho por aplicativo de transporte. O texto foi encaminhado ao Congresso Nacional, onde será discutido pelos deputados e senadores.

A formulação da proposta do Executivo resultou de um diálogo entre o governo federal, empresas de transporte por aplicativo e representantes dos motoristas. Inicialmente, a intenção era aplicar o sistema da CLT aos motoristas, mas a decisão final foi criar a categoria de “trabalhador autônomo por plataforma”.

A Uber enfatizou a valorização do processo de diálogo e negociação entre representantes dos trabalhadores, do setor privado e do governo. Destacou ainda que a proposta inclui consensos importantes, como a classificação jurídica da atividade, o modelo de inclusão e contribuição à Previdência, um padrão de ganhos mínimos e regras de transparência, entre outros.

Confira algumas regras da proposta do Planalto:

Jornada de 8h;
Salário de R$ 32,09 por hora trabalhada;
Reajuste anual;
Sem exclusividade; e
Pagamento da previdência.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV