Imagem da notícias

Centro-direita vence eleição com margem apertada em Portugal - LFTV

11 de março de 2024

Neste domingo (10), a centro-direita conquistou a vitória nas eleições legislativas de Portugal, mas com uma margem estreita. A Aliança Democrática (AD) obteve 79 cadeiras na Assembleia da República, alcançando 29,49% dos votos. Composta pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD), Partido Popular (CDS-PP) e Partido Popular Monárquico (PPM), a Aliança consolidou sua posição.

O Partido Socialista (PS) assegurou 77 cadeiras, representando 28,66%, enquanto o Chega, partido de extrema direita, conquistou 48 mandatos, totalizando 18,06% dos votos.

Ao todo, foram confirmados 226 parlamentares, enquanto outros quatro serão decididos pelos votos de cidadãos que se encontram fora do país. O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, afirmou: “É incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições”, mas reconhece a necessidade de diálogo no Parlamento para implementar o programa de governo.

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Administração Interna do país, 6,1 milhões de eleitores exerceram seu direito de voto entre os 9,2 milhões aptos a votar.

Essa eleição foi antecipada quatro meses após a súbita renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa, no meio de uma investigação de corrupção.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV