Imagem da notícias

Putin se reelege com votação recorde em comparecimentos e promete fortalecer o exército - LFTV

18 de março de 2024

Neste domingo (17), o presidente Vladimir Vladimirovitch Putin foi reeleito na Rússia em uma eleição que registrou um comparecimento recorde. De acordo com dados do instituto estatal FOM, Putin obteve 87% dos votos, com uma participação de 74,2%, conforme informado pela Comissão Eleitoral Central.

Em seu discurso de vitória, Putin destacou que sua reeleição era um sinal de unidade, afirmando que todos eram “irmãos em armas”, e prometeu fortalecer o exército para completar os objetivos da operação militar especial, expressando gratidão aos soldados envolvidos na Guerra da Ucrânia.

Segundo relatos da Folha de São Paulo, Putin, que lidera o país há mais de duas décadas, assegurou que não busca levar o mundo à beira de uma Terceira Guerra Mundial e destacou que o resultado da eleição contribuirá para a consolidação da sociedade.

Apesar das acusações de fraudes e abuso de poder político para garantir a vitória, Putin mantinha uma aprovação nas pesquisas de opinião em torno de 86%, o que o colocava como favorito na disputa. Seus concorrentes incluíam o comunista Nikolai Kharitonov, com 4,7% dos votos, o liberal Vladislav Davankov, com 3,6%, e o ultranacionalista Leonid Sluski, com 2,5%.

O comparecimento recorde, cerca de 7% maior do que em 2018, quando 67,7% dos eleitores foram às urnas, foi atribuído em parte à divisão da votação principal em três dias, o que facilitou a participação dos cidadãos, que foram amplamente incentivados a exercer seu direito de voto.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV