Imagem da notícias

Relator no julgamento Moro vota contra cassação de senador - LFTV

2 de abril de 2024

Luciano Carrasco Falavinha, relator das ações contra Sérgio Moro (União-PR) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), emitiu um voto contrário à cassação e inelegibilidade do senador durante o primeiro dia de julgamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) relacionadas a supostos abusos de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação e caixa dois durante a campanha eleitoral de 2022.

Falavinha argumentou que não foram suficientemente comprovadas irregularidades cometidas por Moro durante a pré-campanha ou campanha para as Eleições 2022. Segundo o relator, os autores das acusações, o PL e o PT, teriam que demonstrar pelo menos três situações para justificar o reconhecimento das Aijes: a intenção deliberada de Moro em concorrer ao Senado pelo Paraná desde o início, violação da isonomia entre os candidatos e provas de despesas de campanha que ultrapassassem os limites legais.

“Essas situações precisariam ser comprovadas, o que não aconteceu”, afirmou o relator. Em seu extenso voto, Falavinha refutou ponto a ponto as acusações, argumentando que, aplicando o princípio da proporcionalidade, não havia base para reconhecer excessos.

Falavinha também destacou que o PT parece buscar impedir Moro de participar da vida política, citando o comportamento contraditório do partido ao tentar bloquear a candidatura de Moro ao Senado por São Paulo e, posteriormente, acusá-lo de gastos excessivos no Paraná.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV