Imagem da notícias

Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio - LFTV

4 de abril de 2024

Jovens entre 16 e 18 anos que desejam participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para obter o título eleitoral, o qual permite o exercício do direito ao voto. As eleições, em outubro, serão para eleger os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios pelos próximos quatro anos.

Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, realizada de 18 a 22 de março, a Justiça Eleitoral lançou a campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de estimular o voto dos jovens. Além disso, estão sendo promovidas ações especiais em escolas, com foco nesse público.

A Justiça Eleitoral destaca que a participação no processo eleitoral fortalece a democracia, enfatizando que ao votar, os cidadãos podem influenciar o futuro de suas cidades e estados.

Nas eleições presidenciais de 2022, figuras públicas como Anitta, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e até mesmo o ator norte-americano Mark Ruffalo incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e participarem do pleito. Segundo o TSE, em 2022, 2.116.781 eleitores nessa faixa etária se cadastraram, representando um aumento de 51,13% em relação às eleições de 2018.

O procedimento de alistamento eleitoral pode ser realizado pela internet, através do sistema TítuloNet. O futuro eleitor deve preencher os dados pessoais e anexar quatro fotografias para comprovação de identidade, incluindo uma selfie segurando um documento de identificação oficial.

Após o envio da solicitação, o acompanhamento pode ser feito online, e o título eleitoral deve ser retirado no cartório eleitoral mais próximo. O cadastramento biométrico é obrigatório e, após concluído, a versão digital do título pode ser baixada no aplicativo e-Título.

Todo cidadão brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar, sendo facultativo para menores de 18 anos e idosos acima de 70 anos. Adolescentes de 15 anos que completam 16 até 6 de outubro já podem solicitar o título. A ausência do título ou a não participação nas eleições pode acarretar em problemas para emitir outros documentos e até mesmo para matrícula em instituições de ensino. Um site dedicado ao jovem eleitor está disponível para esclarecer dúvidas e promover o exercício da cidadania através do voto.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV