Imagem da notícias

Projeto que mira MST e veta benefícios do governo a invasores de propriedade avança na Câmara - LFTV

24 de abril de 2024

Nesta terça-feira (23), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou um projeto de lei que proíbe invasores de propriedades de receber auxílios ou benefícios de programas do governo federal, como o Bolsa Família, e de ocupar cargos públicos.

Com 38 votos a favor, 8 contrários e uma abstenção, a votação representa uma derrota para parlamentares da base de apoio ao governo Lula (PT), que tentaram adiar a votação na CCJ. O projeto ainda precisa ser analisado no plenário da Câmara.

A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) vinha pressionando para que projetos do pacote anti-invasão fossem apreciados em comissões e no plenário como resposta às ações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Abril Vermelho.

O projeto, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), foi relatado por Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, que também foi relator da CPI do MST no ano passado.

Salles justificou o projeto como uma forma de conter práticas criminosas e proteger os proprietários legítimos, impedindo que invasores sejam beneficiados por programas assistenciais do governo.

Membros do governo têm orientado a base aliada do petista na Casa a atuar na CCJ para evitar pautas que miram movimentos sociais, consideradas “problemáticas”. Governistas criticaram a proposta, afirmando que ela tenta criminalizar os movimentos sociais.

Na semana passada, os deputados aprovaram no plenário um requerimento de urgência de um projeto com o mesmo teor, impedindo o pedido de vistas no colegiado.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV