Imagem da notícias

Bahia é um dos três estado com maior número de internações devido a doenças do aparelho digestivo - LFTV

26 de abril de 2024

A Bahia figura entre os três estados brasileiros com o maior percentual de internações por doenças do aparelho digestivo, conforme dados do Ministério da Saúde. Estas condições são responsáveis por 40 mortes a cada 100 mil habitantes no estado, afetando cerca de 40% dos seus 417 municípios. Além disso, as neoplasias colorretais, do estômago e do esôfago estão classificadas como a terceira e quarta causa de mortalidade entre mulheres e homens na Bahia.

Segundo a Sociedade de Gastroenterologia no Estado, as patologias infecciosas, como as hepatites virais B e C, têm incidência predominante na maioria dos municípios baianos. A doença gordurosa do fígado tem apresentado um aumento progressivo, já sendo considerada uma causa de câncer hepático e uma das principais indicações para transplante hepático.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em setembro de 2020, as doenças digestivas foram responsáveis por mais de 156 mil óbitos no Brasil, representando 11,9% de todas as mortes ocorridas em 2018.

Essas condições no sistema digestivo afetam predominantemente os homens (57,7%). Quanto à raça/cor, os brancos correspondem a 53% e os pardos a 38% das vítimas. Mais da metade das mortes (55,0%) por essas doenças ocorrem em pessoas com menos de 70 anos de idade.

Em relação ao sexo, o Boletim Epidemiológico indica que os homens apresentam uma maior taxa de mortalidade por doenças digestivas, possivelmente associada aos hábitos alimentares e ao maior consumo de álcool, que frequentemente tem início na adolescência.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV