Imagem da notícias

Lira diz que Senado é responsável por avanço de PEC que turbina salários de juízes - LFTV

26 de abril de 2024

Nesta quinta-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), atribuiu ao Senado o impulso da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Quinquênio, que visa aumentar os salários de juízes, promotores, delegados da Polícia Federal, defensores e advogados públicos.

Em uma entrevista à GloboNews, Lira afirmou: “Cada um tem suas responsabilidades. Não foi a Câmara que colocou em pauta o Quinquênio. Cada um que pauta seus assuntos, que responda por eles. Não se pode dizer que a Câmara pautou até hoje um projeto de ‘pauta-bomba'”.

O presidente da Câmara expressou ainda sua incerteza sobre o avanço do projeto na Casa, sugerindo que o texto pode não progredir no Senado devido à repercussão negativa.

A proposta, que já passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, propõe alterar a Constituição para garantir aumentos automáticos de 5% nos salários das carreiras contempladas a cada cinco anos, até um limite de 35%.

Inicialmente, a PEC concedia o quinquênio apenas a juízes e membros do Ministério Público. No entanto, a comissão estendeu o benefício para defensores públicos, membros da advocacia da União, dos estados e do Distrito Federal, além de delegados da Polícia Federal.

Lira destacou a complexidade da questão salarial no Judiciário, ressaltando a necessidade de equilíbrio. Ele expressou preocupação com a inclusão de múltiplas categorias profissionais no projeto, alertando para a perda de controle nesse cenário.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV