Imagem da notícias

RS enfrenta pior tragédia climática do estado, e chuvas devem piorar até o fim de semana; entenda causas - LFTV

3 de maio de 2024

As chuvas da última semana resultaram em graves danos de infraestrutura e causaram a trágica perda de 29 vidas no Rio Grande do Sul. Especialistas identificaram três principais causas por trás deste fenômeno, que se tornou a maior catástrofe climática da história do estado.

Desde a última sexta-feira (26), quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para o estado, a situação climática tem se deteriorado. Mais de 14.000 pessoas foram deslocadas de suas casas devido às tempestades, e o número de óbitos confirmados atingiu 29, com 60 pessoas ainda desaparecidas.

Os especialistas alertam que a situação pode se agravar devido à interação de três fenômenos na região. O primeiro é o Cavado, uma corrente de vento intensa que causa instabilidade climática. O segundo é um corredor de umidade vindo da Amazônia, que amplifica a força das chuvas. Por último, um bloqueio atmosférico, causado pela onda de calor na região central do país, desvia a chuva para os extremos do Brasil.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que o cenário instável na região foi agravado pela combinação desses fatores, resultando em intensificação das chuvas. Ele ressalta que embora a região Sul seja propensa a tempestades nesta época, o evento atual se tornou uma catástrofe devido à mudança nos padrões climáticos.

Marcelo Seluchi, coordenador do Cemaden, alerta que a soma dessas condições cria o cenário para o que pode se tornar o maior volume de chuva já registrado no estado. O órgão continua monitorando a situação, alertando sobre o volume de chuvas e o risco de deslizamentos, prevendo acumulados de até 400 milímetros até sábado (4), somando-se aos mais de 300 milímetros já registrados nos últimos quatro dias.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV