8 de maio de 2024
Um jovem brasileiro de 13 anos, Emanuel, originário de Juiz de Fora (Minas Gerais), conquistou um troféu na Olimpíada Global de Matemática, realizada na Tailândia entre os dias 26 e 28 de abril. Ele gabaritou a prova de raciocínio lógico, garantindo não apenas o troféu, mas também uma medalha de prata na classificação geral.
Essas conquistas representam os primeiros êxitos internacionais de Emanuel em sua estreia em competições desse porte. Estudante do Colégio Militar de Juiz de Fora, ele já havia conquistado a medalha de bronze em sua primeira participação na Olimpíada Nacional de 2021, o que serviu como motivação para ele se dedicar ainda mais aos estudos até alcançar a classificação para a Olimpíada Mundial na Tailândia.
Em uma entrevista ao G1, Emanuel compartilhou seu segredo: “É preciso muita dedicação. Faço cursos online e me concentro nos exames anteriores.” No entanto, ele não é o primeiro na família a desenvolver interesse pela matemática. Seu pai, Thiago Lopes, revelou que seu avô é professor de matemática e passou essa paixão para ele, que agora a compartilha com seu filho.
A viagem de Emanuel para a Tailândia só foi viável graças ao apoio financeiro obtido através de uma campanha de financiamento coletivo. Agora, ele foi convocado para participar da Olimpíada Copernicus, que acontecerá em Nova Iorque (EUA) ainda este ano, e novamente precisa de auxílio financeiro. Sua mãe, Caroline Lopes, ressalta os desafios financeiros dessa jornada, destacando a acirrada competição e o incentivo educacional mais robusto em outros países.
Emanuel enfatiza o árduo trabalho como um dos fatores para seu sucesso: “Dediquei-me muito a isso. Nunca havia saído do Brasil, e imaginar ir para outro país fazendo o que mais amo, que é a matemática, foi surreal. Nunca esquecerei esses momentos especiais, ainda mais voltando para casa com uma medalha e um troféu.”
Compartilhar Notícia