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Empresa de ônibus metropolitano adia suspensão de linhas para o final de maio - LFTV

14 de maio de 2024

A empresa de transporte metropolitano Avanço adiou novamente a devolução de suas linhas, prevista para esta terça-feira (14). A decisão foi comunicada após uma reunião na segunda-feira (13) entre representantes da Avanço, do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado da Bahia.

Durante a reunião, ficou acordado que a Avanço, juntamente com a empresa Atlântico, devolverá as linhas à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) no dia 30 de maio.

No total, 16 linhas serão devolvidas à Agerba. As empresas justificam a devolução devido a:

  • dificuldades financeiras e concorrência com o transporte clandestino;
  • alto custo com pedágios;
  • despesas com peças para manutenção de veículos;
  • ausência de licitação para o transporte metropolitano.

A Avanço inicialmente planejava devolver 14 linhas em 14 de abril, mas após uma reunião com a Agerba naquele mês, decidiu estender o prazo para esta terça-feira (14).

As nove linhas da Avanço que serão suspensas são:

  • A800 Camaçari x Águas Claras – via BA-093
  • A0812 Camaçari x Simões Filho
  • A0813 Candeias x Simões Filho
  • A814A Camaçari x Águas Claras – via Parafuso
  • A0834 Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
  • A0835 Passé x Calçada
  • A0903A Candeias x Outlet Premium – via Simões Filho
  • 874A Simões Filho x Lauro de Freitas
  • 811.URB – Candeias x São Francisco do Conde

Cronologia da crise no transporte metropolitano

O sistema de transporte público metropolitano enfrenta uma crise há pelo menos dois anos:

  • 24 de janeiro de 2022: A empresa Viação Sol de Abrantes (VSA) encerrou as operações em oito linhas que atendem as cidades de Candeias, Camaçari e Simões Filho, surpreendendo os passageiros e causando dificuldades de deslocamento.
  • 14 de março de 2022: Os ônibus da empresa Bahia Transporte Metropolitano (BTM), que operavam entre Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, não circularam por falta de combustível. Cerca de 40 ônibus que faziam 19 linhas ficaram nas garagens, e a empresa declarou falência.
  • 1 de maio de 2022: A Costa Verde encerrou suas atividades na região metropolitana após 26 anos, alegando dificuldades financeiras, impactando cerca de 1.500 trabalhadores.
  • 3 de maio de 2022: A empresa Atlântico anunciou a devolução de duas linhas para o dia 30 de maio.

Licitação para renovar frota

A licitação para renovação da frota de ônibus do sistema metropolitano foi prevista para 2017 e, posteriormente, para 2019, mas não ocorreu. No ano passado, a Agerba informou que o processo foi adiado devido à pandemia da Covid-19 e ao aumento significativo dos custos. A agência reguladora afirmou que todo o processo precisará ser revisado para se adequar à nova realidade e que está discutindo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) alternativas para o subsistema metropolitano enquanto novos estudos para a licitação são concluídos.

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