Imagem da notícias

Alexandre de Moraes suspende leis que proíbem linguagem neutra em dois municípios - LFTV

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu duas leis municipais que proibiam o uso de linguagem neutra em cidades de Minas Gerais e Goiás. Em sua decisão, o ministro destacou que a competência para legislar sobre normas gerais da educação é da União, e não dos municípios.

Moraes é o relator de duas das 18 ações movidas pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Conforme noticiado pelo Correio Braziliense, a decisão é liminar, ou seja, tem caráter provisório e ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do Supremo em um plenário virtual, programado para começar em 31 de maio.

A linguagem neutra é uma proposta que busca eliminar preconceitos sutis presentes na linguagem padrão, como a predominância do gênero masculino. A ideia é usar o “e” como gênero neutro, em vez do masculino “o” e do feminino “a”, tornando a linguagem mais inclusiva. Exemplos incluem “menine” em vez de menino ou menina, e “todes” em vez de todos.

As leis municipais suspensas por Alexandre de Moraes são de Ibirité (Minas Gerais) e Águas Lindas (Goiás). Moraes justificou sua decisão afirmando que, embora a legislação federal possa ser suplementada para atender interesses locais, isso não justifica a proibição de conteúdo pedagógico.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV