Imagem da notícias

Obras de passarela que liga Bairro da Paz à Mussurunga estão travadas devido a “impasse” entre Coelba e CTB - LFTV

24 de maio de 2024

A passarela que ligará os bairros de Mussurunga e Bairro da Paz, em Salvador, é uma antiga reivindicação dos moradores que ainda levará algum tempo para ser concretizada. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pela obra, informou que o cronograma foi reajustado devido a interferências na rede elétrica local, com a nova previsão de conclusão em julho de 2024.

A ideia da passarela já existe há quase 10 anos, e os moradores continuam utilizando uma estrutura provisória, que se tornou permanente com o passar do tempo. Esta é a segunda vez consecutiva que o calendário das obras é alterado. Inicialmente, a previsão era para dezembro de 2023, depois foi adiada para janeiro de 2024. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) tem serviços programados para junho, essenciais para o andamento da obra.

A Coelba informou ao Bahia Notícias que a obra solicitada está programada para ser realizada dentro do prazo acordado com o Governo da Bahia, em junho, mas não especificou a data exata nem os detalhes de execução. Segundo a CTB, após essas intervenções, as obras da passarela poderão ser retomadas, com o lançamento das treliças que atravessam a Avenida Paralela, concluindo assim a construção.

A passarela terá 384 metros de comprimento e 3 metros de largura útil, com acessos às ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima, além de ciclovias e pista de caminhada no canteiro central da Avenida Paralela. Com a sua implementação, a Prefeitura de Salvador poderá remover dois semáforos, transformando a avenida em uma via expressa.

Em novembro de 2021, o Governo da Bahia desapropriou uma área de 36.850,82 m² para a construção da passarela. Em setembro de 2022, a CTB contratou a empresa Meir Serviços e Construções Ltda. para iniciar as obras, que deveriam ser concluídas em nove meses, ou seja, até junho de 2023.

Enquanto a passarela definitiva não é concluída, os pedestres ainda utilizam estruturas provisórias instaladas entre as Estações de Metrô dos dois bairros. O valor da obra está estimado em R$ 16.400.000. A CTB explicou que esse valor cobre a elaboração e desenvolvimento dos projetos executivos, execução das obras civis e de urbanização, fornecimento e instalação de sistemas de iluminação pública e de proteção contra descargas atmosféricas, além dos testes operacionais.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV