Imagem da notícias

Jerônimo se reúne com Lula e Camilo Santana para tratar de nova política de alfabetização - LFTV

A reunião entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente Lula, realizada nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto, teve como principal tema a apresentação dos resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Estiveram presentes também o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outros gestores estaduais. A reunião destacou a recuperação dos índices de alfabetização no Brasil após os impactos da pandemia de Covid-19.

Durante o encontro, o ministro Camilo Santana apresentou dados indicando que, em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o nível de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. “Em 2019, 55% dos estudantes da rede pública estavam alfabetizados. Esse número caiu para 36% em 2021 devido à pandemia. Em 2023, conseguimos recuperar o patamar anterior, atingindo 56%”, destacou.

O governador Jerônimo Rodrigues elogiou a iniciativa do governo federal e sublinhou a importância de um esforço conjunto para melhorar a educação. “Nós, do Nordeste e da Bahia, temos uma preocupação muito séria com a alfabetização e entendemos que ela não pode ser vista apenas como responsabilidade do município. O Estado, a União e a família têm a responsabilidade de contribuir com a educação”, afirmou.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado no início de 2023, já conta com a adesão de todos os estados e de 99,8% dos municípios. “Ainda faltam um município no Mato Grosso, sete em São Paulo e um em Santa Catarina. Mas o resultado demonstra a vontade dos prefeitos e governadores de construir essa política nacional, independentemente de questões partidárias, políticas ou ideológicas”, destacou o ministro da Educação.

Camilo Santana também propôs um pacto com os administradores locais para criar uma premiação nacional que reconheça iniciativas com avanços e boas práticas na educação. Ele mencionou ainda a colaboração dos governadores na implementação do programa Pé de Meia, que oferece recompensas financeiras a estudantes que não abandonam a escola, com o objetivo de combater a evasão escolar.

O Indicador Criança Alfabetizada, baseado nas avaliações estaduais de 2023, mostrou um avanço significativo. “O novo indicador é 20 pontos percentuais acima do desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e 1 ponto percentual acima da avaliação de 2019 (55%)”, informou o Planalto, em nota.

Para os próximos anos, o governo estabeleceu metas ambiciosas de alfabetização: 60% das crianças brasileiras em 2024, 64% em 2025, 67% em 2026 e ultrapassar os 80% a partir de 2030.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV