Imagem da notícias

Após pacto entre Coreia do Norte e Rússia, Coreia do Sul considera fornecer armas à Ucrânia - LFTV

21 de junho de 2024

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (20) que irá reavaliar a possibilidade de fornecer armas à Ucrânia. A decisão, polêmica, ocorre após a assinatura de um pacto de defesa mútua entre os líderes da Coreia do Norte e da Rússia.

A declaração foi feita pelo conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chang Ho-jin. “O governo expressou sérias preocupações e condenou o abrangente acordo de parceria estratégica firmado ontem entre a Coreia do Norte e a Rússia”, afirmou Chang.

Segundo a CNN Brasil, o novo acordo é uma renovação de um pacto estabelecido durante a Guerra Fria, onde os dois países se comprometeram a fornecer assistência militar em caso de ataque a um deles.

REAÇÃO DE PUTIN

O líder russo, Vladimir Putin, comentou a ação sul-coreana durante uma entrevista coletiva no Vietnã. Putin afirmou que não há motivo para preocupação em relação ao pacto entre Rússia e Coreia do Norte.

“A República da Coreia não tem com o que se preocupar, pois nossa assistência militar, conforme o tratado assinado, só será acionada se houver agressão contra um dos signatários. Até onde sei, a Coreia do Sul não está planejando uma agressão contra a Coreia do Norte”, disse Putin.

Putin também alertou contra o fornecimento de armas à Ucrânia: “Isso seria um grande erro”, enfatizou. O presidente russo acrescentou que, caso isso ocorra, “também tomaremos decisões apropriadas que dificilmente agradarão à atual liderança da Coreia do Sul”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV