21 de junho de 2024
A Prefeitura de Salvador deverá fornecer caixões em tamanhos maiores para pessoas obesas. A medida resulta de um projeto apresentado pelo vereador Silvio Humberto (PSB), líder da Bancada de Oposição na Câmara Municipal, e foi aprovado em sessão ordinária no Plenário Cosme de Farias, na última quarta-feira (19).
O vereador baseou seu projeto em uma pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas do Ministério da Saúde, que revela que 53% da população de Salvador está acima do peso e 19,5% é obesa.
Silvio Humberto destacou que, até agora, o auxílio funeral oferecido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) às famílias de baixa renda e em situação de risco social incluía apenas caixões de tamanho padrão. “Diante da realidade mostrada pela pesquisa, nossa intenção com este projeto é incluir caixões de tamanhos maiores, como grande, extra grande ou especial, na assistência funerária, já que os serviços existentes não atendem às necessidades das pessoas obesas”, justificou o vereador.
Compartilhar Notícia