Imagem da notícias

Globo terá de pagar R$ 9,9 milhões ao Procon por propaganda enganosa - LFTV

25 de junho de 2024

No dia 13 de junho, o Procon-SP entrou com uma ação judicial para solicitar a execução da condenação da Globo, em decorrência de uma ação movida contra a emissora. O motivo foi a publicidade enganosa sobre o pay-per-view do Campeonato Brasileiro de 2019.

O caso está na 6ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A reportagem teve acesso ao pedido. A ação original, iniciada em 2019, já teve decisão condenatória em todas as instâncias, não cabendo mais recursos. Quando procurada, a Globo afirmou que não comenta processos judiciais.

Conforme o Procon, a emissora veiculou propaganda dos canais Premiere e Premiere Play prometendo a transmissão de todos os jogos das séries A e B, antes de firmar acordo de direitos de imagem com Palmeiras e Athletico-PR. Os jogos do Palmeiras começaram a ser transmitidos a partir da 6ª rodada do campeonato, enquanto os do Athletico-PR não foram transmitidos até o momento.

A 9ª Câmara de Direito Público do TJ-SP julgou o caso em última instância no dia 16 de março de 2022, com decisão desfavorável à Globo.

Para o relator, desembargador Oswaldo Luiz Palu, a prática da emissora violou o direito do consumidor de receber informações prévias, claras e adequadas sobre o serviço e a alteração que reduziu a quantidade de jogos transmitidos. Segundo o magistrado, os fatos apresentados no processo não deixam dúvidas sobre a publicidade enganosa, que continha informações parcialmente falsas, capazes de induzir o consumidor ao erro.

O desembargador também destacou que a emissora falhou em seu dever de informação, transparência nas relações de consumo e boa-fé contratual, ao veicular uma oferta incorreta e imprecisa do serviço.

A Globo recorreu da decisão, alegando que o Procon não comprovou práticas abusivas e negando infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Além disso, afirmou que as negociações com Palmeiras e Athletico Paranaense continuaram por meses após o início da competição e que nunca omitiu o status das negociações. A emissora também questionou o valor da multa.

No entanto, a Justiça manteve a decisão de que a multa é apropriada, especialmente considerando o poder de arrecadação do Premiere, o serviço de pay-per-view de futebol da Globo. Estima-se que a Globo fature cerca de R$ 500 milhões por ano em assinaturas, valor que é dividido entre os clubes.

O Procon utilizará a quantia da multa para campanhas de defesa do consumidor.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV