Imagem da notícias

Senado solicita a Haddad estimativa de custos para projeto que prevê indenização a vítimas de zika - LFTV

10 de julho de 2024

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado solicitará ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma estimativa de orçamento para um projeto de lei que oferece indenização e pensão especial a vítimas de deficiências permanentes causadas pelo zika vírus. A proposta, debatida na terça-feira (9), prevê uma indenização única de R$ 50 mil para pessoas com deficiências como microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré. A CAE também pedirá uma audiência com Haddad para acelerar o andamento do projeto.

Durante a sessão, o senador Jaques Wagner (PT-BA) propôs uma emenda para excluir os responsáveis legais de crianças falecidas devido à doença do benefício, argumentando que o sofrimento das famílias não deve ser comparado. Os parlamentares concordaram que o benefício deve se limitar às pessoas com deficiência em vida.

Se aprovada, a pensão poderá ser acumulada com outros benefícios, como o BPC. O projeto também prevê uma prorrogação de 60 dias na licença e salário maternidade para mães de crianças afetadas pelo zika vírus. A despesa será custeada pelo programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União.

O projeto, originado na Câmara dos Deputados e relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos), surgiu após a epidemia de zika de 2015-2016, que causou má formação congênita em fetos de grávidas infectadas. A epidemia teve 41.473 casos prováveis entre gestantes, com a maioria das infecções ocorrendo no Sudeste.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV