11 de julho de 2024
Nesta quarta-feira (10), as Farmácias Populares do Brasil passarão a distribuir gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa. O Ministério da Saúde anunciou que remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, asma e rinite, entre outros, já podem ser retirados sem custo em unidades credenciadas.
O programa beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas, com uma economia média de até R$400 por ano para os usuários. A lista completa de medicamentos e insumos, bem como a lista de farmácias credenciadas, está disponível online.
Atualmente, 41 itens são ofertados pela Farmácia Popular, incluindo fármacos, fraldas e absorventes. Antes, para alguns itens, o ministério cobria até 90% do valor, com o cidadão pagando o restante. Com a atualização, 39 dos 41 itens são agora gratuitos.
O programa está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados. O Ministério da Saúde espera que o programa cubra 93% do território nacional, atendendo 96% da população brasileira.
Compartilhar Notícia